Geral

Vera Cruz tem 18 casos confirmados de dengue

Publicado em: 29 de fevereiro de 2024 às 08:22 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 15:19
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Prefeitura de Vera Cruz
  • Foto: Wellington Rodrigues/ Prefeitura de Vera Cruz
    compartilhe essa matéria

    Para intensificar combate à doença, município iniciou a aplicação do fumacê

    Nesta quarta-feira (28), o Município de Vera Cruz intensificou os esforços no combate à proliferação do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, com o início da pulverização de inseticida, popularmente conhecido como fumacê, no bairro Cipriano de Oliveira. Esta ação, coordenada pela Vigilância Sanitária, vem em resposta ao aumento significativo de casos de contaminação pelo vírus da dengue na região.

    Leia também: Corsan deverá investir R$ 22 milhões em obras do sistema de esgotamento sanitário em Santa Cruz
     
    Após uma série de esforços de conscientização e para eliminação de criadouros e larvas, realizados pelas Agentes Comunitárias de Saúde e com o apoio do Rotary Club e da Secretaria de Obras, a medida de aplicação do inseticida tornou-se necessária para conter a disseminação da doença. O bairro Cipriano de Oliveira foi identificado com o maior número de casos registrados até o momento.
     
    Segundo informações do último Boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira, Vera Cruz contabiliza atualmente 18 casos confirmados da doença, enquanto 10 pessoas aguardam resultados de testes e 56 casos foram notificados.
     
    O Médico Veterinário André Santana, coordenador da Vigilância Sanitária, enfatizou que os protocolos do Ministério da Saúde recomendam a repetição da pulverização em um intervalo de 3 dias para garantir a eficácia do controle do vetor. Assim, no próximo sábado, 1º de março, está programada uma nova aplicação no bairro Cipriano de Oliveira.
     
    O inseticida utilizado, conhecido como Cielo, é uma combinação de dois inseticidas pulverizados com um equipamento de ultrabaixo volume, caracterizando-se por sua baixa toxicidade e longa permanência no ar, o que auxilia na eliminação dos mosquitos adultos.
     
    O prefeito Gilson Becker ressaltou a importância da participação ativa da comunidade no combate à dengue, destacando a necessidade contínua de cuidados e prevenção. "É fundamental que cada cidadão esteja engajado, adotando medidas simples, como eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas residências e redobrar os cuidados", enfatizou o Chefe do Executivo.