Verba é do Governo Federal e a obra deverá ser executada pelo Estado, que já está autorizado a iniciar licitação
O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, recebeu, nessa terça-feira (20) o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, para anunciar o repasse de quase R$ 10 milhões para a recuperação da ESR-130, principal via de acesso para a Vila Mariante, e também para a construção de um muro de contenção no rio Taquari, que transbordou durante as enchentes que atingiram a região no ano passado. O Secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, que coordenou o escritório do Governo Federal na região também participou do anúncio.
“Desde o início, o presidente Lula deu a orientação de que nós precisamos sempre estar com um olhar atento a todos e todas, mas, em especial, no momento em que as pessoas mais precisam, com a ajuda humanitária e com a desobstrução, e agora, para a reconstrução e a recuperação da região. Venâncio Aires recebeu toda a atenção desde o primeiro momento, e, agora, nós estamos liberando recursos para esta importante obra”, reforçou o ministro Paulo Pimenta.
Além da recuperação de trechos da ERS-130, que foram totalmente destruídos ou interditados pelo risco de desabamento por causa das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos meses de 2023, o dinheiro será empregado na obra de contenção de uma lateral do rio Taquari. “O muro de contenção será do tipo Gabião na encosta do rio, com extensão de 160 metros e 17 metros de profundidade”, explica o representante da Defesa Civil Nacional.
“Esta obra é fundamental para a recuperação de uma área muito importante para a Vila Mariante. Em seis meses da primeira enchente, estamos muito satisfeitos com o que já conseguimos alcançar junto as Defesas Civis do Estado e Nacional. Já foram muitos recursos recebidos e executados, obras em licitação e agora essa importante obra em parceria com o Estado”, acrescentou o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa.
O Secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, que Coordenou o Escritório do Governo Federal na região das enchentes ressaltou a importância da agilidade e das ações para a região. “A gente sempre busca atuar de forma mais rápida possível no atendimento das populações afetadas em situações de desastre. Neste caso concreto, esta é uma obra importante para que a gente reestabeleça as condições normais de vida da população”, destacou Maneco.
A obra deverá ser executada pelo Estado, que já está autorizado a iniciar licitação.
Leia também: Entrega de alimentos para famílias inscritas no Cadúnico terá mudanças em Venâncio Aires
Notícias relacionadas
Luiz Ricardo Pinho de Moura segue como Coordenador Regional de Educação
Governo do Estado divulgou, nesse sábado, a lista dos candidatos aptos
Gastronomia da Unisc realiza Comida de Rua com pratos da cozinha europeia
A atividade inicia às 17h. Serão servidos pratos da cozinha de países como Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Portugal, Polônia e Suécia
Audiência pública vai debater a regulamentação de cigarros eletrônicos e produtos do tabaco
Solicitação é do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco, com o objetivo de ampliar o debate
Corede/VRP realiza assembleias da Consulta Popular na próxima semana
Assembleia Regional Ampliada para os 23 municípios está agendada para quinta-feira (14), na sala 101 da Unisc