Pastora Silvia Genz esteve em Santa Cruz do Sul nessa sexta-feira em evento no Colégio Mauá
A pastora Silvia Genz, presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), esteve em Santa Cruz do Sul nessa sexta-feira (16) para falar sobre os princípios luteranos e sua relevância na educação contemporânea. O evento, sediado no Colégio Mauá, contou com a presença de aproximadamente 150 professores da instituição, marcando um importante debate sobre o papel das escolas luteranas no século XXI.
A pastora, que frequentou o educandário nos anos 1970, trouxe à tona a importância do aprendizado na trajetória de Martinho Lutero, fundador do luteranismo. Durante sua intervenção, a pastora destacou o legado da IECLB no Brasil, ressaltando o período em que a igreja operou clandestinamente devido às restrições religiosas, e enfatizou a significância da educação no contexto dos imigrantes luteranos.
"A IECLB viveu por muito tempo na clandestinidade pois não era permitida igreja diferente da católica romana no Brasil. Nosso grande legado é a questão da educação", afirmou a pastora.
"Quando os imigrantes vieram, não havia escolas. Eles construíram as escolas em pequenas estruturas e ali funcionava tudo. A ideia de Martinho Lutero era que as pessoas pudessem ler a Bíblia e saber cantar os hinos, despertando essa raiz de educação, cultura e conhecimento".
Leia também: Instituições da região iniciam aulas nesta semana
Além disso, Silvia ressaltou a diversidade teológica presente na formação da IECLB, sublinhando a importância de trazer esse conhecimento para o contexto atual. "Nossa igreja tem em sua formação linhas teológicas diferentes", comentou. "Trazer esse conhecimento hoje é importantíssimo. O jovem é o futuro, mas ele é principalmente o presente. Poder trazer essa linha de educação é fundamental", acrescentou a pastora.
O tema do encontro, intitulado "200 anos de luteranismo – Princípios luteranos na educação", evidenciou a relevância contínua dos ensinamentos de Martinho Lutero na educação contemporânea e provocou reflexões sobre o papel das escolas luteranas na formação de cidadãos conscientes e engajados. Com cerca de 250 mil integrantes no Brasil, a IECLB dissemina os princípios luteranos e na promoção da educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo.
Notícias relacionadas

Vera Cruz forma 83 alunos nos cursos do Programa RS Qualificação
Iniciativa buscou ampliar as oportunidades de emprego e renda para a comunidade, por meio da capacitação profissional gratuita

Mãe…
Ela te ensinou a dar os primeiros passos. Te ensinou a dizer as primeiras palavras. E, mesmo quando você se esqueceu de como falar, foi ela que entendeu o que você precisava, sem você precisar dizer nada. Ela te cobriu…

Contribuintes de Vera Cruz têm até segunda para pagar IPTU com desconto
Os carnês já foram distribuídos, mas quem ainda não recebeu pode retirar no Departamento de Arrecadação

Transbordamento bloqueia os dois sentidos da RSC-287 em Novo Cabrais
Desvio feito pela concessionária foi encoberto pelo Arroio Barriga; ERS-409 e RSC-153 também têm pontos críticos