Geral

“O jovem é o futuro, mas principalmente o presente”, afirma presidente da IECLB

Publicado em: 18 de fevereiro de 2024 às 14:19 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 15:00
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Pastora Silvia Genz esteve em Santa Cruz do Sul nessa sexta-feira em evento no Colégio Mauá

    A pastora Silvia Genz, presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), esteve em Santa Cruz do Sul nessa sexta-feira (16) para falar sobre os princípios luteranos e sua relevância na educação contemporânea. O evento, sediado no Colégio Mauá, contou com a presença de aproximadamente 150 professores da instituição, marcando um importante debate sobre o papel das escolas luteranas no século XXI.

    A pastora, que frequentou o educandário nos anos 1970, trouxe à tona a importância do aprendizado na trajetória de Martinho Lutero, fundador do luteranismo. Durante sua intervenção, a pastora destacou o legado da IECLB no Brasil, ressaltando o período em que a igreja operou clandestinamente devido às restrições religiosas, e enfatizou a significância da educação no contexto dos imigrantes luteranos.

    "A IECLB viveu por muito tempo na clandestinidade pois não era permitida igreja diferente da católica romana no Brasil. Nosso grande legado é a questão da educação", afirmou a pastora.

    "Quando os imigrantes vieram, não havia escolas. Eles construíram as escolas em pequenas estruturas e ali funcionava tudo. A ideia de Martinho Lutero era que as pessoas pudessem ler a Bíblia e saber cantar os hinos, despertando essa raiz de educação, cultura e conhecimento".

    Leia também: Instituições da região iniciam aulas nesta semana

    Além disso, Silvia ressaltou a diversidade teológica presente na formação da IECLB, sublinhando a importância de trazer esse conhecimento para o contexto atual. "Nossa igreja tem em sua formação linhas teológicas diferentes", comentou. "Trazer esse conhecimento hoje é importantíssimo. O jovem é o futuro, mas ele é principalmente o presente. Poder trazer essa linha de educação é fundamental", acrescentou a pastora.

    O tema do encontro, intitulado "200 anos de luteranismo – Princípios luteranos na educação", evidenciou a relevância contínua dos ensinamentos de Martinho Lutero na educação contemporânea e provocou reflexões sobre o papel das escolas luteranas na formação de cidadãos conscientes e engajados. Com cerca de 250 mil integrantes no Brasil, a IECLB dissemina os princípios luteranos e na promoção da educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo.