Geral

Após ação conjunta da ANP e do Procon, revenda de GLP é interditada em Santa Cruz

Publicado em: 07 de fevereiro de 2024 às 18:17 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:40
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Marcello Casal Jr/Reprodução/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Local não estava seguindo as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

    Uma ação conjunta entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Procon de Santa Cruz do Sul, resultou na interdição de uma revenda de GLP localizada no Bairro Dona Carlota. A fiscalização foi desencadeada na última segunda-feira (5), após uma denúncia recebida pelo órgão de defesa do consumidor, que apontou possíveis irregularidades no estabelecimento. 

    Segundo as autoridades responsáveis pela operação, a fiscalização foi realizada com o objetivo de identificar e corrigir estes apontamentos, garantindo a segurança dos consumidores e verificando o cumprimento das regras estabelecidas. A revenda estava em desacordo com diversas normas regulatórias. 

    Confira ainda: Deputados emitem nota de repúdio diante do impedimento da participação na COP 10

    Entre as principais irregularidades constatadas destacam-se a comercialização de produtos em desacordo com as normas da ANP, a falta de autorização para funcionamento por parte da agência reguladora, a ausência de alvará de funcionamento e de Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) dos bombeiros. Também foi observado o desrespeito aos direitos básicos do consumidor, relacionados à proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provenientes do fornecimento de produtos perigosos ou nocivos. 

    Como resultado da fiscalização, o estabelecimento foi imediatamente interditado, e foi realizada a apreensão de 163 botijões pela ANP. Já o Procon abriu processo administrativo para apurar as potenciais lesões aos direitos consumeristas e avaliar a aplicação de multa ao estabelecimento irregular. 

    Leia as últimas notícias

    As autoridades alertam aos consumidores para que estejam atentos, verificando sempre se o estabelecimento possui autorização e alvará de funcionamento e se os produtos comercializados estão de acordo com as normas de segurança estabelecidas pela ANP.