Gestores pedem a participação da comunidade em abaixo-assinado e em consulta pública
Um evento realizado no Palacinho, em Santa Cruz, na manhã desta sexta-feira (2), marcou o início de uma mobilização na região em prol da regulamentação de cigarros eletrônicos e tabaco aquecido. Representantes de municípios como Vale do Sol, Pantano Grande, Vera Cruz, Rio Pardo, Venâncio e Sinimbu estiveram presentes. Os gestores buscam a participação da comunidade em um abaixo-assinado que pede a criação de um regramento para a comercialização de cigarros eletrônicos e tabaco aquecido.
LEIA TAMBÉM: Inquérito que apurou ação que terminou em morte no Bairro Belvedere é concluído pela Brigada Militar
O interesse da região no tema está ligado à geração de emprego e renda. No ano passado, o vice-presidente sênior da Philip Morris Internacional externou ao governador Eduardo Leite o interesse em investir em Santa Cruz, condicionando, contudo, essa decisão à aprovação da regulação dos dispositivos eletrônicos para fumar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No mês de dezembro, autarquia aprovou a consulta pública (participe clicando aqui) para construção do documento que vai substituir a resolução vigente desde 2009.
Durante a mobilização, a prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, enfatizou a importância da participação da comunidade no abaixo-assinado e no processo da Anvisa. “Eu estive, em junho do ano passado, lá e consegui me reunir com alguns diretores para colocar o outro lado. As ONGs colocam que o nosso agricultor é um coitado, que não tem as mínimas condições, e que as pessoas do bairro são exploradas nas fumageiras. Eu coloquei para eles algumas fotografias de como o nosso agricultor tem maquinário, tem equipamentos, tem casa boa, tem conforto e de quanto o nosso povo do bairro gosta de trabalhar nas fumageiras”, disse.
De acordo com Helena Hermany, a participação ativa da população é fundamental para demonstrar o apoio à regulamentação dos dispositivos eletrônicos para fumar. “A participação de cada pessoa vai ser importante. Se lá na Anvisa não chega uma opinião bem robusta, o que que eles vão me dizer? Que realmente a prefeita foi lá e que não é bem assim. Então, a prefeita, sozinha, não consegue. Os prefeitos todos vão fazer essa mobilização nos seus municípios e nós vamos fazer aqui em Santa Cruz. Vamos tentar convencer a Anvisa, que realmente é importante”, falou.
*Colaborou a jornalista Paola Severo
Notícias relacionadas

Sicredi Vale do Rio Pardo finaliza ciclo de assembleias com a realização da AGO
Processo democrático e transparente do modelo cooperativista acontece nesta sexta-feira (25), na sede administrativa em Santa Cruz do Sul

Reflexos da alma
Tempos atrás, em uma pequena vila distante, havia um lugar conhecido como a Casa dos Mil Espelhos. Um dia, um cãozinho alegre decidiu visitar. Subiu as escadas saltitando, com as orelhinhas em pé e o rabo abanando feito festa. Ao…

Arroio Sampaio, em Mato Leitão, recebe ações do programa Desassorear RS
Cascalhos que forem retirados serão usados nas estradas do município

Passagem de meteoro superbólido ilumina o céu na região; veja vídeo
Superbólido com magnitude superior a -17 foi visto em várias cidades gaúchas