Polícia

Inquérito que apurou ação que terminou em morte no Bairro Belvedere é concluído pela Brigada Militar

Publicado em: 02 de fevereiro de 2024 às 12:23 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:29
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Emily Lara/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Comandante deve analisar o documento e encaminhar ao Tribunal de Justiça Militar

    O capitão Renan Dutra, responsável pela condução do Inquérito Policial Militar (IPM) que apurou a ação policial que resultou na morte de João Omar Lenz, 44 anos, e no ferimento de Anderson Padilha, 26, concluiu o processo e encaminhou o documento para avaliação do comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), Giovani Paim Moresco. O coronel é encarregado de analisar o inquérito e, posteriormente, encaminhar ao Tribunal de Justiça Militar. 

    LEIA TAMBÉM: VÍDEO: homem com vários registros policiais é flagrado furtando a segunda loja em menos de uma semana

    A ação policial ocorreu no dia 8 de dezembro, por volta das 20h30min, na Rua Guilherme Kuhn, no Bairro Belvedere, em Santa Cruz. Moresco explicou o processo burocrático e legal que envolve a conclusão do inquérito. “Eu tenho que avaliar o que ele colocou e emitir a solução, concordando ou discordando das conclusões que o encarregado chegou. Do meu juízo, é dada publicidade do ato administrativo e eu remeto ao Tribunal de justiça Militar, que faz a análise. O promotor olha e acolhe ou não, oferece denúncia ou não”, falou. 

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Durante a apresentação dos números do ano passado, o comandante disse que os policiais fazem uso progressivo da força somente quando necessário. Na região, foram atendidas 101 mil ocorrência, com identificação de 327 mil pessoas e 185 mil veículos abordados. Das 4,8 mil prisões, segundo a Brigada Militar, o uso da força foi necessário em 73 casos, sendo arma de energia conduzida em 38, munição menos fatal em 20 e arma de fogo em 15.

    *Colaborou a repórter Emily Lara