A ansiedade surge da nossa preocupação com as coisas sobre as quais não temos controle
A ansiedade surge da nossa preocupação com as coisas sobre as quais não temos controle. Os "e se…?" que povoam nossa mente ofuscam nossa capacidade de apreciar o momento presente. Queremos nos antecipar aos acontecimentos para fugir da possibilidade de sofrer.
Deus, em Sua infinita sabedoria, não nos pede para desvendarmos todos os mistérios do amanhã, nem para carregarmos o peso do mundo em nossos ombros. Ao contrário, Ele nos convida a confiar, a dar um passo de cada vez.
"Dá o passo e Deus põe o chão"! Já ouviu essa frase alguma vez? Ela resume de maneira bem simples e prática o modo de agir do Senhor: nos encoraja a avançar, mesmo quando não podemos ver todo o caminho à nossa frente.
Essa confiança de que Deus proverá o "chão" para nossos "passos" não significa negligenciar nossa parte no esforço. E reconhecer que nosso controle tem limites e que, apesar de nossos melhores esforços, há aspectos da vida que estão além do nosso alcance.
Nós não temos poder sobre o amanhã. Ninguém tem garantia de nada, sobretudo, do tempo da sua vida.
A fé nos cuidados de Deus nos ensina a focar no que podemos fazer hoje, sem nos perdermos em preocupações pelo que está por vir.
Cada dia vem com seus próprios desafios e alegrias, e é aí que nossa atenção deve estar. Quando nos concentramos em enfrentar as preocupações e as tarefas de cada dia, sem nos anteciparmos ansiosamente ao futuro, encontramos a paz, a força e a serenidade necessárias para enfrentar o que vier.
Diante do medo do desconhecido e da ansiedade pelo futuro, somos chamados a confiar e a dar um passo de cada vez, sabendo que Deus está conosco, guiando nossos passos e provendo o chão sob nossos pés.
Precisamos viver bem os desafios de hoje.
E o futuro? Deus já está lá cuidando!