Para TVs mais antigas, além de uma nova antena, é necessário adquirir um conversor. Lojas têm itens à venda
Comerciais de televisão apontam que o sinal analógico está sendo desligado de forma gradual no Brasil. Mas em Vera Cruz, até quando será possível assistir TV sem ter antena digital? A confirmação da data ainda é dúvida, mas se você gosta de assistir seus programas favoritos, é bom estar atento às mudanças. Quem não tiver uma antena que recebe sinal digital vai ficar sem ver os canais. Um ano antes da data do desligamento do sinal analógico, as emissoras irão veicular a logomarca com o símbolo da televisão analógica no canto da tela. Isso ainda não acontece em Vera Cruz.
Mesmo podendo assistir os canais, já têm vera-cruzenses indo em busca de orientações e comprando os aparelhos necessários para continuar vendo televisão após o desligamento do sinal analógico. Em uma loja de material elétrico da cidade, segundo o proprietário Samoel Schwengber, a procura por conversores e antenas é grande. “As pessoas podem ficar tranquilas. Mesmo quem tem as TVs mais antigas, as de tubo, vão continuar recebendo o sinal. Só será necessário ter uma antena que recebe sinal digital e um conversor. Quem ainda não tem, precisa comprar”, alerta.
O custo para instalar antenas e o conversor – no caso das TVs que não têm conversor digital embutido – varia de acordo com o modelo dos aparelhos e a residência onde precisa ser instalada. De acordo com Schwengber, como as melhores antenas que recebem o sinal digital ficam na parte externa da residência, é preciso adquirir suporte para fixá-la e fios que levem o sinal até os televisores. Isso é o que vai variar de preço na hora da instalação, além da mão de obra, caso o proprietário a terceirize. Os conversores custam entre R$ 150 e 200. Já as antenas custam a partir de R$ 49. É preciso ainda levar em conta o gasto com suporte para antena, fios e instalação. Para o menor preço, vale a pesquisa no mercado.
A matéria na íntegra você lê na edição impressa do Jornal Arauto deste sábado.
Notícias relacionadas

Centro Administrativo II deve abrigar gabinete do prefeito Sérgio Moraes
A Administração Municipal trabalha com a previsão de concluir até o final deste ano as obras

Comitiva venâncio-airense conhece estruturas da Corsan em Porto Alegre
Representantes puderam ainda tirar dúvidas e entender os processos sobre análise de potabilidade

Administração de Santa Cruz promove capacitação sobre nova lei de licitações
Contratos, compras públicas e fiscalização de contratos estão entre os temas debatidos

Corsan terá novo laboratório para qualificar consertos de ruas em Santa Cruz
Unidade em Santa Maria permitirá testes em solos e asfalto, agilizando a recuperação de vias após intervenções da companhia