Mensagem do dia

Antes que o tempo passe

Publicado em: 02 de maio de 2023 às 08:29 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 12:02
65e8859884109.jpg
compartilhe essa matéria

Vejo que a palavra luxo vai se apresentando de forma diferente para mim, conforme o tempo passa.

Disponível também em:

Vejo que a palavra luxo vai se apresentando de forma diferente para mim, conforme o tempo passa. Se antes essa palavra significava itens caros, depois de uma certa idade, luxo se tornou ter tempo.
Neste ano, esta palavra se tornou mais encorpada, e hoje, me atrevo a dizer que luxo é estar presente. Neste mundo moderno, percebi que não basta ter tempo e/ou dinheiro, se não conseguirmos estar presentes.
Um pai que reserva um tempo para levar o filho no parque, mas seus olhos não estão acompanhando o movimento ainda desajeitado do filho. O pequeno procura os olhos do pai em busca de aprovação, mas os olhos dos pais estão no celular. Houve tempo, mas o pai não esteve presente.
Um casal decide jantar em um bom restaurante. Os dois ficam entretidos em tirar fotos da comida, postar nas redes sociais e interagir com as outras pessoas que não estão lá naquele momento. Houve dinheiro, mas o casal não esteve presente.
A vizinha decide fazer uma viagem maravilhosa, mas descobre que não consegue se desconectar da internet. Ou seja, não consegue curtir a viagem sem estar offline. Houve dinheiro e tempo, mas não esteve presente.
Não lembraremos o sabor da comida que comemos, a notícia que lemos agora há pouco, a conversa que tivemos com uma amiga, o que aconteceu no trajeto entre a casa e trabalho, não lembraremos a roupa que escolhemos para vestir, o cheiro do ambiente, a música que estava tocando, nem o ninho do pássaro que surgiu no telhado da sua casa…
Teremos flashes de memórias, mas não memórias inteiras: fez uma viagem, mas ao mesmo tempo não fez; está na vida de alguém, mas ao mesmo tempo não está, conversa com alguém, mas ao mesmo tempo não lembra da conversa; ama, mas não se entrega.
Eu também fico bastante tempo ausente, já que eu, que de certa forma, sempre gostei de estar no futuro, pois era a minha esperança para mudar de vida, ter um futuro melhor, dias melhores. Eu gerava ansiedade de propósito em mim, para que pudesse alcançar certos objetivos de vida, e dava muito certo…
Até que tive minha primeira crise de pânico e resolvi que não quero mais fazer isso comigo. Toda vez que percebo que o meu pensamento está no futuro ou no passado, trago-o com gentileza para o aqui e agora. Se estou dentro de um carro rumo ao aeroporto, ao invés de ficar ansiosa querendo que o destino chegue logo, eu lembro de curtir o trajeto, colocando na minha cabeça que a viagem já começou, que o trajeto já é o início da viagem, e que por isso mesmo posso aproveitar para relaxar, apreciar a paisagem, o vento no rosto, não preciso chegar com pressa. Chegar com pressa, é querer que a viagem termine logo.
Assim é a vida. A graça está em colocar a cabeça e toda atenção no presente. Antes que o tempo passe.