Mensagem do dia

Como se agradece uma mãe

Publicado em: 18 de julho de 2023 às 08:21 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 11:56
65e88432b8daf.jpg
compartilhe essa matéria

Uma das frases que eu mais detestava ouvir minha mãe falando era: “Você não fez mais do que a sua obrigação”.

Disponível também em:

Uma das frases que eu mais detestava ouvir minha mãe falando era: “Você não fez mais do que a sua obrigação”. Meus amigos tiravam boas notas na escola e, por isso, ganhavam presentes. Lembro de amigos que, sempre que passavam de ano, ganhavam um presente grande, um videogame, uma camisa de futebol. E a minha mãe, quando eu tirava boas notas e queria ganhar algum presente por isso, me dizia: “você não fez mais do que a sua obrigação”. E aquilo me deixava irritadíssimo.

A minha mãe, me dizendo aquilo, me ensinava o valor do esforço e o prazer de conquistar as coisas, não recebê-las de presente. Ela estava me ensinando que o amor que eu sinto por ela seria conquistado pelos motivos certos, não pelos bens materiais que ela me dava. Isso era óbvio, já que ela não tinha condições de me dar grandes presentes. 

Quando eu tive minhas filhas entendi. É minha obrigação educá-las e esta é uma tarefa árdua. E se já está sendo difícil pra mim e minha esposa, imagine pra minha mãe que foi solo e me criou sozinha. 

Esses dias, achamos fotos antigas onde apareço no colo dela. Eu muito novo, ela também. Uma menina. Mão solo. Olhei aquilo e me emocionei, percebendo que ela não apenas me teve e me criou, como teve uma vida mais difícil por minha causa. Ela não pôde aceitar promoções por minha causa, ela não pôde viajar pra onde ela quis, ela não pôde aproveitar a juventude. Ela quase não teve vida, pra que eu pudesse ter a minha. 

E eu perguntei como faço pra agradecer. “Você quer que eu cuide de você quando você ficar velha?”, eu disse. “Quero, mas não é assim que você vai me agradecer”, ela disse. Então, pensei que ela poderia ter algum interesse financeiro. Os jogadores de futebol e artistas famosos, assim que conseguem algum dinheiro, compram para a mãe uma casa e um carro. “Você quer uma casa e um carro, como agradecimento?”, perguntei. Ela riu. “Se você quiser me dar, quero. Mas não é assim que você vai me agradecer”. 

Então como faz, mãe? “Você vai retribuir tudo o que eu fiz por você”, ela disse, “passando o meu amor adiante. Fazendo pelas suas filhas e pelas outras pessoas tudo o que puder pra deixar a vida delas melhor. Assim que se retribui uma mãe”. 

É o que eu tento fazer todos os dias, com a minha família mas também com todas as pessoas que eu encontro no mundo. Ser bom, como a minha mãe foi boa comigo. Ser um anjo na vida dos outros, como ela foi pra mim. Tento fazer valer a pena todo o esforço daquela menina. E, fazendo isso, mãe, eu sei: não estou fazendo mais do que a minha obrigação.

Marcos Piangers