Mensagem do dia

O inferno somos nós

Publicado em: 10 de outubro de 2023 às 08:23 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 11:50
65e882a4030c1.jpg
compartilhe essa matéria

Tenho duas filhas meigas e carinhosas

Disponível também em:

Tenho duas filhas meigas e carinhosas. Uma delas já adolescente. Esses dias, a mais velha foi comprar pão e percebeu um senhor a encarando na padaria. Saiu de perto do senhor, que a seguiu e permanecia sempre perto demais. Foi a primeira vez que minha filha se sentiu assediada. 
Existem muitos caminhos que podemos tomar a partir daqui. Dizer para que ela se arrume menos, que saia de casa sempre feia e mal vestida. Mas acho que essa seria outro tipo de violência com minha filha. Posso me resignar, aceitar que isso acontecerá para o resto da vida dela. Posso mandar minha filha se defender, ser agressiva, xingar o cidadão. Ou posso, como já ouvi de tantos homens, eu mesmo tomar providências, encontrar o senhor na rua e dar-lhe uma surra. 
Mas em quem eu estaria batendo? Em meus amigos, que já fizeram o mesmo com outras meninas, em padarias e no meio da rua. Estaria batendo em mim mesmo que, inseguro e para fazer parte da turma, compactuei com isso. 
Ao espancar aquele homem, com toda a raiva que sinto de homens assediadores, estaria trazendo mais violência para a vida da minha filha. As mulheres nunca pedem que os homens resolvam as coisas na porrada. Elas só pedem que os homens por favor parem de as assediar. 
Por trás da maioria dos acidentes de trânsito, dos homicídios, da maioria dos crimes, da maioria dos estupros, da maioria dos assédios sexuais, da maioria da violência doméstica, da maioria das agressões de crianças. Sempre um homem. Mas nem todo homem. Nem todo homem é mau. Somos homens bons por natureza, meninos meigos que aprendemos a amar ainda no colo de nossas mães. No caminho natural, cresceríamos fortes e respeitosos, realizadores e moderados, entenderíamos que ser homem é ser cuidador de quem está ao nosso redor e de nós mesmos. 
A solução para a violência que as mulheres sofrem está na mudança dos homens. Todos nós. Nossas conversas, piadas, comentários. Precisamos ser melhores, meus irmãos. Precisamos entender que mulheres merecem, pela violência que sofrem desde sempre, o dobro do respeito, o triplo do que achamos ser educado. Mude hoje. Mude um amigo amanhã.  O mundo muda quando a gente muda.

Autor: Marcos Piangers