Esportes

Com a bola no pé e a cabeça no futuro

Publicado em: 11 de abril de 2017 às 15:56 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:33
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/Luiza Adorna
    compartilhe essa matéria

    Projeto Craques da Bola promove a inclusão e previne a vulnerabilidade em crianças e adolescentes

    Enquanto o projeto Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã era lançado na tarde desta terça-feira (11) em Santa Cruz do Sul, olhares atentos e corpos em ansiedade podiam ser percebidos das centenas de crianças que, sentadas, esperavam sua vez de mostrar para o quê vieram. Elas possuem entre 6 e 17 anos. São 1.200 crianças e adolescentes e muita energia no corpo. A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, busca estimular o apreço pela prática regular de atividades esportivas, enquanto previne situações de evasão escolar, drogadição e atos infracionais.

    Além do lançamento do projeto, houve ainda a apresentação de três núcleros participantes. O evento ocorreu no Pólo Comunitário do Bairro Faxinal Menino Deus, às 14h30min. Segundo a coordenadora Luciane Maffini, a intenção é, cada dia mais, aumentar o número de participantes. "Estamos em 22 bairros e a meta é alcançar 35. Temos muitos parceiros e os pais são alguns deles", diz. O programa ainda conta com a orientação de Flávio Ramon, psicólogo.

    Se de um lado há a organização, do outro há os participantes. Maria Laura Silveira e Marjori Bastos, ambas com 11 anos de idade, são amigas e alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes. Sorridentes, as duas contam sobre a alegria em participar do projeto e salientam ainda que, dentre todos os esportes, o vôlei é o que mais mexe com seus corações. 

    Henrique Hermany, secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, olha para o projeto também como ser humano. Para ele, tudo que é realizado através do esporte envolve emoção. "Essa energia contribui para o caminho do bem. Esse sentimento que nos move é a melhor ferramenta de inclusão", destaca. Segundo ele, o Craques da Bola foca, principalmente, nos adolescentes, a fim de retirar ou afastar os mesmos das diversas possibilidades negativas que encontram pela rua. 

    Como participar?

    Procure o núcleo do projeto no seu bairro, identificado pela placa, ou vá até o Departamento de Esporte.

    Localização: Rua Cel. Oscar Jost, 1576, Ginásio Poliesportivo, Parque da Oktoberfest.

    Fone: 3713-1866