Geral

Corpo de Bombeiros já realizou mais de nove mil prevenções a afogamento na região

Publicado em: 10 de janeiro de 2024 às 08:06 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 14:12
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Prefeitura de Vale Verde/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Orientação é que a comunidade busque pontos com a presença de guarda-vidas

    O Corpo de Bombeiros tem intensificado as ações de prevenção a afogamentos durante o verão. Na temporada, já foram mais de nove mil intervenções até o momento na região. O comandante do pelotão de Santa Cruz do Sul, tenente Angelo Dias Barros, destaca a importância da conscientização e da busca por áreas de banho com a presença de guarda-vidas.

    LEIA TAMBÉM: IPVA mais caro de Santa Cruz supera R$ 33 mil; veja a lista dos maiores valores

    “É o que a gente prioriza, que o pessoal vá para esses balneários que têm o serviço. Nós temos cinco pontos aqui: em Vale Verde, Monte Alegre; em Rio Pardo, Praia dos Ingazeiros, Santa Vitória e Porto Ferreira; e em Cachoeira do Sul, Praia Nova”, disse.  O foco principal da atuação dos bombeiros tem sido na prevenção, utilizando estratégias como apitos, orientações e demarcações de áreas seguras.

    O tenente Barros ressalta que a prevenção é a chave para evitar afogamentos e outros incidentes graves. “Antes que aconteça o afogamento, o guarda-vidas já vai lá e chama, orienta”, destacou. O comandante também alerta para os perigos naturais presentes em rios, lagos e cascatas, como pedras, tocos e galhos. Ele destaca a importância de verificar as condições dos locais de banho e de não se arriscar em áreas desconhecidas.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ao discutir as práticas de segurança nas águas internas, o tenente explica que, ao invés das tradicionais bandeiras, são utilizadas demarcações de boias para indicar áreas seguras, e os banhistas são orientados a permanecer dentro dessas áreas delimitadas. “Uma dica muito importante que tem que ter é com crianças. Quando for criança, o cuidado é redobrado sempre. Um metro ou um braço de distância e orientar as crianças onde tomar banho. Já sair de casa com aquela ideia de prevenção”, colocou.

    Fique atento – O Arauto Saúde desta semana amplia o tema. O material, com dicas de prevenção, será veiculado nas emissoras 95,7 e 90,5 FM, no Jornal Arauto, no Portal Arauto e nas redes sociais.