Esportes

Milena Bartz se destaca na ginástica

Publicado em: 21 de dezembro de 2023 às 17:24 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 16:03
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: divulgação/arquivo pessoal
    compartilhe essa matéria

    Atleta já é multicampeã em âmbito nacional e surpreendeu o esporte em outubro, quando faturou três ouros

    Desde pequena, a santa-cruzense Milena Bartz está no mundo da ginástica rítmica. Com o movimento do corpo, ao combinar elementos de balé e dança, a menina de 17 anos foi campeã do 27º Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, disputado no fim de outubro em São Bernardo do Campo, São Paulo. Ela foi medalhista de Ouro em três provas: na fita, na das maças e na individual geral, todos os três títulos em disputa, enquanto representava o Colégio Mauá.

    De outro mundo

    Milena começou na ginástica rítmica por inspiração da irmã. Por volta dos cinco anos, o Colégio Mauá abriu vagas para o esporte com turmas de iniciação, oportunidade ideal para a garota aprender.

    Leia também: Colégio Mauá tem oito atletas e dois treinadores entre os melhores do ano no atletismo

    A atleta conta como a prática da ginástica rítmica a leva para um nível de concentração completamente diferente do comum. “Quando estou praticando eu foco totalmente em cada movimento que eu estou fazendo, então eu esqueço completamente de qualquer problema ou dificuldade que eu esteja passando fora do treino, como se fosse um mundo à parte”, relata. Mesmo com este fato, em competições, o nervosismo sempre é uma pedra na sapatilha e que, como todo esportista, deve superá-lo. “Sempre sentimos um frio na barriga. Sentir-se nervosa é normal, mas não podemos deixar que o medo nos domine e por isso é importante lembrar de todos os treinos e fazer tudo com calma. Apesar do nervosismo, é sempre emocionante a oportunidade de mostrar tudo que trabalhamos para as pessoas”.

    Rotina de atleta

    A ginasta treina quatro vezes por semana, com duração de cerca de três horas, a depender do dia e se está ou não em época de competições. “Em todos os treinos, temos uma parte em que “alongamos” e fazemos nosso aquecimento, trabalhamos flexibilidade e também treinamos nossas séries. Repetimos muitas vezes por sessão cada elemento que faz parte da nossa série até atingirmos um certo domínio sobre esses elementos. A parte mais difícil para mim é que muitas vezes as coisas não acontecem do jeito que esperamos, o que acaba desanimando. Mas eu sei o que eu quero e também sei meus objetivos, então apesar das dificuldades o importante é não desistir”, ressaltou Milena. O técnico Rafael Luz reforça a fala da aluna. “Perto de campeonatos a gente aumenta esse volume de treino, chegando a seis dias por semana”, comenta o treinador. 

    Corpo e mente

    O técnico Luz, inclusive, destaca a performance de Milena em alguns aspectos. “Ela tem muita força física, uma musculatura forte. A ginástica rítmica exige muita flexibilidade, mas também força explosiva. Destacam-se também os saltos, sempre muito bonitos”, pontuou o professor. As qualidades da ginasta, no entanto, transcendem o físico e chegam ao mental. “Ela é persistente no treinamento e isso forjou ela como atleta. A Milena tem uma capacidade incansável de repetição. A ginástica rítmica, como esporte de precisão, exige que cada elemento seja repetido dezenas, às vezes centenas de vezes no treinamento. E a Milena é aquela atleta que pega cada exercício da série, cada dificuldade, repete sem parar, até que ela sinta-se segura ou de acordo com o programa que a gente monta. Então poderia dizer que essa capacidade física, mas muito além emocional, essa determinação, esse foco, e essa incansável capacidade de repetir sem abalar a parte física e mental é o grande diferencial da Milena, onde ela se destacou e pôde construir essa atleta que ela é”, pontuou.

    Conquistas

    Milena já acumula diversos títulos. Em 2022, ela foi campeã do Torneio Regional de Ginástica Rítmica da Categoria Adulto Nível 1 e do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica da Categoria Adulto Nível 1 (aparelho fita). Em 2023, outros méritos:  foi campeã do absoluta  do Torneio Regional Sul da Categoria Adulto e campeã Absoluta do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica 2023 Categoria Adulto.  No momento, a garota está de férias e aguarda novos certames.

    Inspirada em grandes nomes da ginástica como Sofia Raffaeli, Ganna Rizatdinova e a treinadora Bruna Martins, a ginasta conta que espera seguir tendo contato com o esporte ao longo dos anos a seguir. “Eu espero, principalmente, estar feliz e realizada, fazendo algo que eu goste e me faça bem. Eu gostaria também de continuar tendo vínculo com esse esporte que tanto amo”, projetou a ginasta.