O Cadastro Único totaliza 8.841 pessoas no município
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop), está realizando o processo de averiguação e revisão cadastral para atualização do Cadastro Único. Até o final do mês de outubro, todas as famílias inscritas, independente de receberem ou não algum tipo de benefício social por parte do governo federal, deverão procurar a prefeitura para atualizar seus dados.
O Cadastro Único em Santa Cruz do Sul totaliza 8.841 pessoas, sendo que deste montante, 2.972 pessoas integram o Programa Bolsa Família. A revisão começou este mês e aqueles que participam de algum tipo de programa, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção de IPTU, entre outros, precisam comprovar a necessidade para manter o direito. Já aqueles que possuem o cadastro, mas não o utilizam, devem atualizar seus dados ou pedir a exclusão.
Para atualização do CadÚnico, o responsável pelo grupo familiar deverá comparecer na Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop), no Cras Beatriz ou no Cras Integrar, munido da documentação de todas as pessoas residentes na casa. As famílias que não atenderem ao chamado estarão sujeitas a ter seus benefícios cancelados.
Mesmo após a atualização do cadastro, algumas famílias poderão receber em casa a visita de uma equipe técnica da secretaria para averiguação dos dados. Essas famílias constam em lista enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e serão visitadas porque apresentaram inconsistência nas informações prestadas.
Conforme a coordenadora responsável pelo processo, Jaqueline Schaurich, o setor do CadÚnico permanece à disposição para atender a demanda e esclarecer todas as dúvidas. Queremos cumprir a meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social até o final de outubro deste ano”, disse.
Já o secretário da pasta, Edemilson Severo, alerta para a importância da revisão cadastral. “Nossa intenção é cumprir rigorosamente todas as etapas conforme determina a legislação, pois o objetivo do Município é fazer com que os santa-cruzenses que integram os diversos programas não tenham seus benefícios descontinuados”.
Onde fazer a atualização dos dados:
Secretaria de Políticas Públicas
Quando: de segunda a quinta-feira, das 7h45min às 11h e das 13h30min às 16h
Cras Beatriz (Bairro Santa Vitória, ao lado da Emef Harmonia)
Quando: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h
Cras Integrar (Bairro Bom Jesus, em frente a Asan)
Quando: quinta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h
Documentação necessária (de cada integrante da família):
Identidade;
CPF;
Título de eleitor;
Carteira de Trabalho e/ou bloco de produtor para famílias agricultoras;
Comprovante de renda emitido pelo INSS, se beneficiário;
Conta de água ou de luz;
Registro de nascimento de filhos que não possuem identidade e CPF;
Atestado de frequência escolar do último mês (com porcentagem);
Número de telefone para contato.
Notícias relacionadas
INMET adquire 98 estações automáticas para o Rio Grande do Sul
No início de 2025, será definido o cronograma de instalações para o funcionamento imediato e o pleno restabelecimento do monitoramento
Rio Pardo planeja programa de regularização fundiária
Demanda por moradias após a enchente reforça déficit habitacional já existente e mobiliza Governo Municipal
Mulheres assumem o comando dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho
Medida estará em vigor até o dia 7 de janeiro, durante o período de férias do presidente e comandante operacional, e do subcomandante
Loteamento Imigrante 2 festeja o Natal e pede pavimentação de presente
Moradores justificam que local é dos poucos que ainda não recebeu asfalto ou calçamento nas suas ruas