Comissão representativa definiram que só iriam receber as fumageiras que já tem uma proposta de reajuste
As entidades representativas dos produtores de tabaco se reúnem nesta quarta-feira (13) com uma empresa fumageira para iniciar a negociação do preço do tabaco para a safra 2023/2024. Às 15 horas serão recebidos, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul/RS, a empresa JTI.
LEIA TAMBÉM: "Cidadão não pode mais andar na rua", afirma mãe de jovem atacado por cachorro em Venâncio Aires
Apesar de, normalmente, ocorrer uma rodada de negociação em dezembro, para esta safra as entidades definiram que só iriam receber as empresas que, efetivamente, já tem uma proposta de reajuste. “Realizamos e conciliamos o custo de produção, individualmente, com cada empresa fumageira. A base da negociação está pronta. Agora é aguardar que as empresas definam seus reajustes na tabela e se encontrem com a representação dos fumicultores. Como temos representantes do Paraná e Santa Catarina, consideramos mais produtivo só recebermos, em dezembro, quem já tem sua proposta para apresentar. Entramos em contato com todas, porém, apenas a JTI acenou de maneira positiva. E é com ela que iremos conversar”, esclarece o presidente da Afubra, Marcilio Drescher.
Sobre o custo de produção, Drescher explica que a variação verificada com cada empresa fumageira só será divulgada após as reuniões de negociação. “Como de praxe só vamos divulgar esses índices após todas as rodadas de negociação. Definimos essa forma para não prejudicar os acordos com as fumageiras”. Uma nova rodada de reuniões será marcada para meados de janeiro.
Representação
A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Notícias relacionadas
Durante recuperação de Paulinho, Pino vai assumir os microfones dos Atuais
Informação foi confirmada pela direção da banda, na noite desta terça-feira
2F Elétrica & Hidráulica inaugura em Vera Cruz
Com o nascimento de Frederico, Fernando Forsthofer da Silva decidiu empreender no ramo que soma experiência há 12 anos
Projeto de lei sobre proibição de tração animal gera debate em Santa Cruz
A proposta pretende vedar o uso de animais ungulados no perímetro urbano da cidade
Meu filho(a) nunca…
Quem nunca disse essa frase que atire a primeira pedra. Eu, minha gente, já mordi na língua incontáveis vezes. Mas o bom é perceber que temos a chance de rever conceitos, de mudar nossos próprios paradigmas. Sempre por eles.