Geral

Enquanto os morangos não chegam

Publicado em: 14 de abril de 2017 às 06:20 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:35
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Produtos da família Goettms são encontrados na Feira Rural do bairro Esmeralda

    Dona Ivone dispensa o chapéu e mostra a propriedade até chegar na lavoura onde está o marido. “Boa tarde, moço”, brinca. Seu Renê retribui com um sorriso mostrando que a relação de companheirismo entre os dois vai muito bem. 

    Da casa até as plantações, o caminho é cheio de novidades nas terras dos Goettms, em Capão da Cruz. Têm pés de laranjeira, caqui, bergamota, parreiral, açude, e oito canteiros prontos para receber quatro mil mudas de morangos.  “Agora em abril é a época de se plantar os moranguinhos”, conta. Com o trator da família, ele contorna os canteiros retangulares com um equipamento chamado de rotativo. A colheita do fruto será somente em agosto. 

    Ele e o genro, Marcos, dedicam-se nos cuidados com as alfaces e os repolhos. Ivone e a filha, Cátia, ocupam-se com as cucas e pães . Os produtos da família Goettms são sempre encontrados na Feira Rural do bairro Esmeralda. Renê, de 55 anos, tem uma vida inteira dedicada ao trabalho. Ainda pequeno, quando morava em Linha João Alves, aos sete anos de idade, acompanhava os pais, Almiro e Lúcia que, de carroça, vendiam produtos na região central da cidade. 

    A Feira Rural do bairro Esmeralda atende nas terças a tarde, das 14h às 18h, e aos sábados, das 6h ao meio-dia.