Série de vídeos, publicados no YouTube, traz entrevistas com agricultoras e chefes de família do Vale do Rio Pardo
Este material faz parte do Concurso Multiplataforma Grupo Arauto e Unisc e foi produzido por estudantes de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Por Amanda Mallmann Müller, Camilly Letícia Reuter e Gabriela de Oliveira
O Projeto Cultivando Empoderamento é um trabalho universitário dedicado a enaltecer e ampliar vozes femininas do campo. O trabalho acadêmico foi desenvolvido para 1° Concurso de Comunicação Multiplataforma do Grupo Arauto, dentro das disciplina de Audiovisual Multiplataforma, do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O Projeto tem por objetivo enaltecer e ampliar vozes femininas do campo; entrevistar agricultoras e chefes de família do Vale do Rio Pardo; contar histórias de mulheres que possuem algum projeto voltado a esse meio; evidenciar pautas feministas; e abordar tais assuntos de forma humanizada e interativa, através do instagram e do YouTube.
A ideia do projeto surgiu durante a Semana Acadêmica de Comunicação, em uma palestra com Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto Crescer Legal e criadora do programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. A partir disso, foram produzidos os quatro episódios do web documentário. Além disso, uma conta no Instagram, com a publicação de imagens, reels e stories também foi criada.
Episódio 1 – Nós por elas
A iniciativa do Instituto Crescer Legal, que capacita jovens na área da comunicação e estimula a reflexão sobre o papel da mulher do campo.
Episódio 2 – Marcha das Margaridas
A assistente social Salete dos Passos Faber, apresenta a Marcha das Margaridas. Uma manifestação de mulheres trabalhadoras rurais de todo o Brasil, em prol de direitos sociais e em combate a violência contra as mulheres do campo e da floresta.
Episódio 3 – Ave Cantadeira
A compositora e cantora popular, Bruna Richter Eichler, mais conhecida como Ave Cantadeira retrata em suas canções a agroecologia, o meio rural, a agricultura familiar, a importância da participação feminina no campo e as vivências dentro de sua própria realidade.
Episódio 4 – Lavandas
Laura, Márcia e Cristiane, três irmãs que iniciaram um empreendimento familiar no interior de Santa Cruz do Sul. O Recanto Aromas do Monte é um espaço pensado para promover o contato com a natureza.
Clique aqui e confira o Intagram criado pelo grupo de trabalho para fomentar a divulgação do projeto.
Notícias relacionadas
Prefeitura de Rio Pardo abre processo seletivo para 20 cargos na Educação
As inscrições iniciam nesta segunda-feira
Prefeitura de Santa Cruz terá novos telefones nos setores a partir de segunda
Os novos contatos podem ser acessados no site da administração municipal
ARAUTO REPÓRTER UNISC 27 de Dezembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Vereadores de Santa Cruz não comparecem em sessão extraordinária por pedido de Sérgio Moraes. ➡️ Hotel da Rede Ibis deve ser inaugurado entre 2026 e 2027 em Santa Cruz. ➡️ Mais de…
Governo autoriza concursos públicos para Enap e Fundação Palmares
Certames vão oferecer 25 vagas ao todo