Caso aconteceu em abril de 2022, em um bar no Bairro Universitário
Nessa quarta-feira (22), Júlio César dos Santos, de 55 anos, foi condenado a uma pena de um ano, nove meses e dez dias pela tentativa de homicídio de Paulo da Rosa, de 62 anos. O caso aconteceu em um bar no Bairro Universitário, em Venâncio Aires, no dia 2 de abril do ano passado.
O júri, realizado no Fórum de Venâncio Aires, foi presidido pelo juiz João Francisco Gourlart Borges. A acusação ficou a cargo do promotor Pedro Rui da Fontoura Porto e a defesa de Júlio César dos Santos foi realizada pela Defensora Pública, Luciana Artus Schneider.
Veja mais: Homem condenado por estupro de vulnerável na região é preso 13 anos após o crime
Conforme a denúncia do Ministério Público, a tentativa de homicídio teria ocorrido após o réu e a vítima se desentenderem por causa de um jogo entre Grêmio e Ypiranga, pelo Campeonato Gaúcho. Conforme depoimento de Paulo da Rosa, ele estava no local com outros conhecidos, quando Júlio César dos Santos chegou. Ainda segundo a vítima, ninguém estava assistindo ou ouvindo a partida. "Mas ele começou a provocar, falar do jogo, dizer que meu time era um 'caco'. E eu respondi, disse que caco era ele", relembrou.
Com os ânimos exaltados, Santos teria partido para cima de Rosa. "Ele deu um tapa na minha cara. Ai nos separaram e ele foi pra casa. Mas logo voltou com uma arma, quando vi comecei a correr para dentro do bar, mas fui atingido e apaguei." O disparo atingiu a nádega de Rosa e projétil saiu pela região da virilha.
Leia também: Pai que matou filho é indiciado por homicídio duplamente qualificado
Em seu depoimento, o réu falou que estava bêbado e que foi atacado quando começou a comemorar o gol do Grêmio. Com relação ao tiro, ele disse que queria apenas assustar a vítima. "Não tinha ideia do que estava fazendo, mas não queria matar ele. Tanto que o disparo aconteceu por acidente, quando eu fui entrar no bar e tropiquei", justificou.
A decisão foi tomada pelo conselho de sentença, composto por quatro homens e três mulheres. O réu, no entanto, poderá recorrer da sentença em liberdade.
Notícias relacionadas
Brigada Militar de Venâncio Aires recupera motocicleta furtada
Honda Fan 125 foi encontrada abandonada do Bairro Brígida
Criminosos invadem casa e roubam dinheiro e carro em Santa Cruz
Vítima foi amarrada e forçada a transferir dinheiro via PIX; criminosos fugiram no veículo do dono do imóvel
Identificada vítima de feminicídio registrado em Passo do Sobrado
Mulher foi atacada com golpes de faca pelo marido, na noite desse domingo
Casal é preso preventivamente por homicídio de recém-nascida em Sério
Investigação aponta que a motivação do crime foi o medo da autora de ser abandonada pelo indiciado, já que ele não queria a bebê e exigia o aborto