Evento, realizado em Porto Alegre, fortalece o protagonismo estudantil por meio da criatividade e do empreendedorismo
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc/RS) destacou, na tarde dessa terça-feira (21), os projetos de maior relevância social participantes da I Mostra Científica 2023. Com a temática “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar”, o evento, realizado na sede Unisinos de Porto Alegre, fortalece o protagonismo estudantil por meio da criatividade e do empreendedorismo. Para a culminância na Mostra, foram organizadas 30 outros eventos regionais, um em cada Coordenadoria Regional de Educação, a fim de selecionar apenas um trabalho de cada nível para participar do Mostra na capital. “Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas das escolas a partir da integração de diversas áreas do conhecimento, o que potencializa o protagonismo estudantil”, destaca o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.
- Na VI edição da Mostra Regional de Projetos, organizada pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação, os trabalhos destaques em cada nível foram:
- Ensino Fundamental I: Projeto Brotos da Esperança: Eu sou a sementinha que você planta, da EEEF Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão;
- Ensino Fundamental II: Projeto Bola na Rede, da EEEF Sagrada Família, de Santa Cruz do Sul;
- Ensino Médio: Projeto IncluiTech, EEEM Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul.
Estes projetos se fizeram presentes na Mostra Estadual e enalteceram as atividades desenvolvidas e vivenciadas em suas escolas e na 6ª CRE.
I Mostra Científica 2023
A Mostra Científica contempla estudantes de três categorias: Ensino Fundamental 1 (anos iniciais), Ensino Fundamental 2 (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos).
LEIA TAMBÉM: Inscrições na Lei Paulo Gustavo podem ser feitas até segunda-feira
Depois de visitar e analisar os 90 trabalhos expostos, a representante da Seduc/RS, Letícia Grigoletto, anunciou os destaques que consagraram as medalhas de ouro:
- Ensino Fundamental I: ProjetoEcobrinqs, EEEF Barão de Cêrro Largo – 18ª CRE;
- Ensino Fundamental II: Projeto Bola na Rede, da EEEF Sagrada Família – 6ª CRE;
- Ensino Médio: Projeto IncluiTech, EEEM Santa Cruz – 6ª CRE.
Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a Mostra Científica é uma grande oportunidade para que os estudantes mostrem o seu potencial: “Tivemos a presença de 90 equipes de alunos e professores de escolas estaduais de diversas regiões do Estado que totalizam cerca de 270 pessoas envolvidas. Este é um momento único onde florescem todo o talento, a criatividade, o pioneirismo e protagonismo de nossas crianças e jovens da Rede Estadual. Estou orgulhosa com cada um dos trabalhos e quero parabenizar pelos excelentes projetos de extrema relevância para solucionar demandas da sociedade”, destaca.
Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas reais das escolas e das comunidades através da integração de diversas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas.
O coordenador Luiz Ricardo salienta que na 6º CRE a Mostra de Projetos já está bem estruturada. “Estamos na 6ª edição, uma culminância das atividades de capacitação docente e mostra de trabalhos que teve início em 2015, idealizada pelo setor pedagógico e coordenada pelas assessoras: Graziela Maria Lazzari, Mariluci Prestes Moraes Trinks e Margaret Carvalho. É uma oportunidade de salientar as potencialidades de cada escola e de contextualizar e compartilhar além dela”, disse.
Notícias relacionadas
Banco de Sangue de Venâncio Aires realiza ações em horário especial nesta semana
Objetivo é comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira
Unisc divulga os aprovados no Vestibular de Verão 2025
O período de matrícula para os demais cursos começa nesta terça. Já o listão da Medicina será divulgado na quarta-feira
Rotaract Clubs integram jovens em Olimpíada Distrital
Inspirado na tradição gincaneira de Vera Cruz, evento reuniu cerca de 70 jovens de diversas localidades do Rio Grande do Sul
Assinados contratos para projetos de macrodrenagem em bacias de Santa Cruz
Serão beneficiados os bairros Várzea, Centro e Santo Inácio