Evento foi realizado nesse domingo para promover a cultura afro-brasileira e combater a discriminação racial
Nesse domingo (19), Santa Cruz do Sul sediou a 3ª edição da 4Black – feira que promove a cultura afro-brasileira como forma de combate à discriminação racial. 44 expositores de Santa Cruz do Sul e região participaram do evento, que promoveu ainda diversas atrações musicais na Praça da Cultura. A data foi escolhida pela proximidade com o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20).
Edições anteriores já tinham acontecido em abril deste ano e novembro do ano passado. O idealizador da iniciativa, Érik Vinicius da Silveira, comemora a proporção cada vez maior do evento. “Um sucesso! Muita gente nova expondo pela primeira vez, desde artesanato, bijuterias, roupas, gastronomia. O pessoal engajado na proposta de conectar e potencializar toda a comunidade preta e aliados, mostrando que não basta apenas não ser racista, tem que ser antirracista”.
Se informe com as últimas notícias
A 4Black é organizada de forma independente e recebe incentivo da Prefeitura de Santa Cruz. Conforme o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, a iniciativa integra a programação da Semana da Consciência Negra e se firma como importante ferramenta de representatividade social e enfrentamento ao racismo. “Neste ano, para marcar o Dia da Consciência Negra, optamos por empoderar eventos e movimentos independentes que já têm uma trajetória no município, fazem um excelente trabalho de visibilidade da causa e vêm se fortalecendo na cidade”, explica.
A cabeleireira Tati Silveira expôs na 4Black cosméticos e perfumes artesanais produzidos por ela com ativos naturais. Os shampoos e condicionadores são feitos para valorizar ainda mais a beleza dos cabelos cacheados. “É para fazer as clientes se conhecerem e reconhecerem com seu cabelo natural, gostarem do cabelo como ele é naturalmente”, afirma. Ela, que tem salão de beleza na cidade há 13 anos e se dedica exclusivamente aos cabelos cacheados há sete, participou da feira pela segunda vez e não economizou nos elogios para a iniciativa. “Uma excelente oportunidade para divulgação do trabalho e troca de experiências com outros expositores. Estou adorando”, disse.
Notícias relacionadas
Desde 1969, Comercial Klock é referência em Venâncio Aires
Tradicional loja que comercializa variado mix de utilidades expandiu seus negócios e abriu filial em Lajeado neste ano
Marcha para Jesus movimenta fiéis em Santa Cruz neste sábado
Quarta edição do evento percorreu asa Marechal Floriano em direção ao Parque da Oktoberfest
Representante da Fapergs palestra sobre oportunidades de financiamento e apoio a projetos
Mauro Mastella mostrou como a fundação está moldando o futuro da pesquisa e inovação no Estado
Cooperativa Escolar Verde Vale realiza assembleia e eleição de nova diretoria
Solenidade foi acompanhada pelo prefeito, Carlos Gustavo Schuch, e outras autoridades