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Na ERS-409, desnível em ponte chega a nove centímetros

Publicado em: 17 de abril de 2017 às 15:46 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:37
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
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    Defeito desafia motoristas, que devem redobrar atenção ao passar pelos locais

    O desnível entre o asfalto da rodovia e o que passa sobre as pontes da ERS-409 chega a nove centímetros em um ponto. A equipe de reportagem do Jornal Arauto realizou a medição nas cinco pontes localizadas no território vera-cruzense. A que mais apresenta problemas é a sobre o Arroio Zeca. Para quem segue no sentido Vera Cruz/Santa Cruz, na hora de descer da ponte, o desnível é o mais alto registrado. É preciso redobrar a atenção, pois em velocidade mais alta é possível danificar a lona do pneu, fazendo com que em um futuro próximo ele precise ser trocado. Além disso, este defeito prejudica a suspensão – prejuízos ao bolso do motorista.

    Nas demais pontes, o desnível varia de dois a seis centímetros. Para este levantamento, as medições foram feitas no lado da via em que o veículo desce da ponte. Na ponte sobre o Rio Pardinho, na divisa entre Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, o desnível é de seis centímetros para quem vem de Santa Cruz e de dois para quem segue à terra da Oktoberfest. Na ponte sobre o arroio Quebrado, os desníveis são de dois e seis centímetros, no sentido Vera Cruz e Santa Cruz, respectivamente. Sobre o Arroio Andréas, para quem vai a Santa Cruz o desnível é de cinco centímetros e para quem vem é de quatro. Na ponte mais próxima do centro de Vera Cruz, a sobre o Arroio Sabiá, quatro centímetros de desnível para quem vem à Capital da Gincana e três para quem vai a Santa Cruz do Sul.

    A qualidade do asfalto, reperfilado há menos de dez anos, já apresenta problemas. E se não bastassem os desníveis nas pontes, o desafio é desviar dos buracos. Recentemente, a fim de melhorar o trânsito, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), que administra a rodovia, realizou a pintura das faixas. O serviço melhorou a trafegabilidade, principalmente à noite e em dias de chuva, já que o trecho em Santa Cruz e Vera Cruz tem pouca iluminação.

    Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal Arauto desta terça-feira.