Alunos da Escola Duque de Caxias estudaram sobre Santa Cruz do Sul e os principais lugares do município
A garotada da Escola Municipal Duque de Caxias, do Bairro Ana Nery, deu uma aula de criatividade e conhecimento nesta semana. Após um período de pesquisa sobre a história de Santa Cruz do Sul, a partir dos pontos turísticos da cidade, as turmas 41 e 42 criaram maquetes dos principais lugares do município, seguindo o tema “Nossa gente, nossa história”.
Leia também: Santa-cruzense pede ajuda para recomeçar após perder tudo em incêndio
Utilizando papel, cola e muita tinta e lápis de cor, o resultado foi a construção de verdadeiras obras de arte, muito fiéis aos pontos escolhidos pelos estudantes. O trabalho foi coordenado pelas professoras Sandra Reis e Juliana Marques. "Entendemos que, resgatando a história do nosso município, é uma forma de incentivar os estudantes a compreenderem a sua trajetória, valorizando os nossos antepassados. Trabalhamos com eles desde a vinda dos imigrantes, que tiveram muitos desafios, para eles poderem respeitar e valorizar toda esta história da qual eles fazem parte hoje”, disseram as educadoras.
Até a confecção das maquetes, o trabalho envolveu várias etapas. A primeira delas foi a vinda dos imigrantes alemães retratada nas embarcações, em formato de desenho. Após, os alunos estudaram a localização geográfica de Santa Cruz do Sul, com a construção de mapas, e depois visitaram prédios, parques e pontos turísticos da cidade.
No último sábado (28), ocorreu a Mostra de Trabalhos no educandário, com a presença de familiares dos estudantes. E nesta semana, em uma das salas multifuncionais, alunos de todas as turmas prestigiam a exposição e aprendem um pouco da história da cidade com os colegas.
Orgulhoso do seu trabalho estava o garoto Arthur Vicente Correa Kretzmann, de 10 anos, que reproduziu a Catedral São João Batista e a Praça Getúlio Vargas. “É um dos lugares mais bonitos de Santa Cruz, e gosto de ir lá com minha família. O que aprendi com este trabalho não vou mais esquecer”, disse.
Já o aluno Théo da Rosa, de 10 anos, reproduziu o Parque da Cruz. “Escolhi esta porque eu acho o lugar mais bonito de Santa Cruz, porque dá para ver a cidade lá de cima”, revelou.
Kaio Rodrigues, de 9 anos, utilizando papel machê, esbanjou talento ao reproduzir os bonecos do Viaduto Fritz e Frida, sem esquecer das flores. “Fui lá muitas vezes com minha família, e acho legal lá”, contou.
A diretora da instituição, Carla Soder, avaliou a iniciativa. “As maquetes construídas pelos estudantes é um longo trabalho planejado pelos professores, equipe pedagógica e gestora, juntamente com o apoio da Secretaria da Educação, que proporcionou o transporte para que os alunos conhecessem os pontos turísticos de Santa Cruz. Assim eles puderam sair das salas de aula e conhecer nossa cidade. E o resultado foi gratificante, pois mostraram, a partir das maquetes, que a aprendizagem ultrapassa também os muros da escola”, relatou.
Projeto "Meu lugar no mundo"
Outra iniciativa desenvolvida na Emef Duque de Caxias, é o projeto Meu Lugar no Mundo, com os alunos do 2º ano do ensino fundamental, conforme explica a professora dos pequenos, Sandra Reis. “O conteúdo desenvolvido neste projeto visa apresentar aos estudantes o seu lugar de vivência, por meio do estudo das moradias e de seu entorno, bem como na sua localização no mundo. Como fechamento do projeto os estudantes realizaram a construção da maquete da sua casa (moradia), utilizando materiais alternativos”, relatou.
Notícias relacionadas

Jaqueline Jardim: 15 anos de dedicação e trabalho na Afubra
Funcionária que começou como operadora de caixa hoje lidera uma equipe de 20 pessoas no Bairro Ana Nery

Ministério da Saúde recebe 1,3 milhão de vacinas contra a covid-19
Imunização vai atender primeiramente os grupos prioritários

Termina nesta sexta-feira o prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025
Participante que faltou provas em 2024 precisa justificar ausência

Qualifica Venâncio abre inscrições para cursos gratuitos neste sábado
Nesta primeira etapa, serão oferecidos seis qualificações com 57 vagas ao todo