Geral

Riscos para a população, cabos soltos serão fiscalizados com maior intensidade

Publicado em: 30 de outubro de 2023 às 07:33 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:32
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Texto que regulamenta a retirada de fios em desuso começa tramitação

    Inicia a tramitação, na sessão desta segunda-feira (30), um projeto que busca garantir a segurança da população. O texto, que ingressou na semana passada na Câmara de Vereadores de Santa Cru do Sul, regulamenta ações fiscalizatórias a cargo do Procon e a remoção de fios em desuso que estão em postes de energia elétrica.

    LEIA TAMBÉM: Câmara pode votar nesta segunda-feira projeto que autoriza concessão da antiga Estação Férrea

    O projeto estabelece que o Executivo está autorizado a remover a fiação de telefonia, cabeamento de internet e equipamentos semelhantes que estejam sem identificação e em desuso junto aos postes de energia elétrica no município. A iniciativa tem como objetivo conter a ocupação desordenada e a exposição da população a fios soltos.

    A preocupação com a segurança da população é um dos pontos apresentados no projeto. Um dos exemplos trazidos é de um caso ocorrido recentemente em Passo Fundo. Na Região Norte, há menos de uma semana, um motociclista perdeu a vida após se enroscar em fios soltos. “O que se pretende é que o Executivo possa atuar contribuindo para se evitar tragédias”, diz um trecho do texto.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Santa Maria serve como um exemplo. Um acordo estabeleceu a realização de 12 mutirões para a retirada desses fios até o final deste ano. A iniciativa, que surgiu após uma audiência pública no início de junho, tem como objetivo enfrentar questões como a poluição visual e a segurança no trânsito. Os mutirões ocorrem quinzenalmente.