Esportes

Alunos de Santa Cruz conquistam vaga no Campeonato Brasileiro de Xadrez

Publicado em: 25 de outubro de 2023 às 18:20 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:22
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Além da disputa nacional, educandário teve estudante campeão gaúcho e outra aluna vice-campeã pan-americana

    Dois estudantes do Colégio Mauá irão compor a delegação gaúcha de xadrez na maior competição do Brasil envolvendo escolas, os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). A disputa será realizada em Brasília, entre esta sexta-feira (27) e a próxima quarta-feira (1º). Bernardo Frantz Levermann, do 9º ano, e Manuela D'alo Mença, do 7º ano, conquistaram suas vagas em seletivas acirradas envolvendo diversas instituições do estado.

    LEIA TAMBÉM: União Corinthians já vende ingressos para os dois primeiros jogos em casa

    Essa será a segunda vez consecutiva em que o educandário santa-cruzense estará competindo neste formato do Jebs. No ano passado, já havia participado da disputa tanto no masculino quanto no feminino, em campeonato que teve como sede o Rio de Janeiro. O feito, inclusive, fez com que o técnico de xadrez do Mauá, Flávio Henrique Schedler, e sua auxiliar Luana de Freitas, fossem convocados pela Federação do Desporto Escolar a chefiarem a delegação gaúcha da modalidade. "É uma honra e um desafio imenso. Estamos sempre focados em potencializar os atletas, mas agora também gerenciar toda viagem. Vamos dar o melhor de nós e certamente os atletas também”, destaca.

    Campeão gaúcho no xadrez – O jovem Alexandre Kraether Genehr, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Mauá, sagrou-se campeão Gaúcho Sub 16. Recém-titulado Mestre Nacional e com participação no Mundial no currículo, Alexandre competiu na última semana em Pelotas para conquistar o troféu de melhor do Estado na modalidade.

    Quem também é motivo de orgulho no Mauá é Maria Eduarda Tischler Lema Garcia. A estudante do 3º ano esteve no Peru competindo no maior torneio escolar das Américas, o Pan-Americano, que ocorreu neste mês. A jovem liderou a competição até a sexta rodada, com direito a uma partida épica com duração de quase 5 horas nas finais. Porém, o título escapou no detalhe e Maria ficou com o vice-campeonato superando outras 45 meninas na categoria sub-09.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

    O diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, destacou os feitos conquistados pelos alunos e técnicos. “É motivo de celebração tudo o que os nossos estudantes e treinadores do xadrez estão conquistando nesse ano. É um trabalho iniciado há muitos anos e que nos enche de orgulho pela dedicação de todos. Merecem nossos aplausos e reconhecimento”, frisa.