Projeto de lei é de autoria da vereadora Sandra Wagner e foi aprovado na sessão da última segunda-feira
O Centro de Convivência do Idoso, também conhecido como Centro Dia, passa a ser chamado oficialmente de Inácio José Assmann, após aprovação do projeto de lei na sessão ordinária da última segunda-feira (23), na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. A proposição é de autoria da vereadora Sandra Wagner (PSB).
O local foi construído em um terreno ao lado da sede da União das Associações de Moradores de Venâncio Aires (Uamva), no o Bairro Cidade Alta. A obra teve investimento do Deputado Federal, Heitor Schuh (PSB), através de emenda parlamentar. O Centro de Convivência do Idoso Inácio José Assmann visa proporcionar aos idosos do município um local adequado para atividades de recreação, assistência social e atividades físicas.
Com grande envolvimento na comunidade, especialmente nas questões relacionadas a melhor idade, Inácio José Assmann, ficou conhecido na Capital do Chimarrão. Por esse motivo, conforme Sandra Wagner, a escolha do seu nome para batizar um local tão importante. "Pelo fato dele se envolver com questões relevantes da comunidade, entre as quais ser, por muitos anos, integrante do Conselho Municipal da Saúde, entendo e reconheço a importância desta ação."
Veja também: Educação Especial é tema de formação continuada de docentes da rede escolar municipal de Venâncio Aires
Inácio José Assmann passou a integrar os grupos da melhor idade a partir de um convite do então prefeito Glauco Schrer. Foi, inclusive, durante muitos anos o coordenador de grupos do município. Em 1999 foi um dos líderes e organizadores da primeira festa do grupo da terceira idade da Linha Tangerinas, que ocorreu junto ao Pavilhão da Escola Narciso de Campos.
Natural de Linha Tangerinas, no interior de Venâncio Aires, Assmann nasceu em 1932 e faleceu em novembro de 2021. "[Ele] deixou como legado a amizade e o convívio fraterno e feliz dos grupos da terceira idade. A sua trajetória de vida foi dedicada ao trabalho na agricultura, na defesa dos interesses de sua comunidade e pela valorização e reconhecimento dos grupos da terceira idade", diz um trecho da justificativa do projeto de lei.
A aprovação do projeto emocionou a família do venâncio-airense. De acordo com a filha, Marines Assmann, a homenagem é uma honra e uma justa homenagem ao pai, avô e bisavô que Inácio José Assmann foi. "Ele sempre foi uma pessoa ativa na comunidade, que tinha vocação para ajudar os outros e zelava muito pelos seus amigos da terceira idade. Nosso sentimento é de gratidão a vereadora Sandra Wagner que propôs a homenagem."
Para Marines, está é uma forma de reconhecer e reforçar o trabalho realizado pelo pai. "Percebemos assim que todo trabalho que ele dedicou aos grupos da terceira idade e a comunidade em geral está sendo reconhecido e valorizado. Acreditamos que ele ficaria muito feliz com este novo estabelecimento que irá proporcionar momentos de integração entre os idosos", ressalta.
Notícias relacionadas
Cristiano Rosa: da música à fotografia
Natural de Rio Pardo, o profissional tocou 10 anos com sua dupla sertaneja em São Paulo
Torcida Organizada – Arauto News – 26/12/2024
Sondagens por Enner Valencia e Gustavo Quinteros deve assumir o Grêmio / Participantes: Nícolas da Silva, Bianca Mallmann, Sandro Viana e Kássia Machado
Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
Ferramenta poderá ser acessada pela conta Gov.br
Rádio Revista – Tatiane Jahn Lopes, Diretora da Escola José Ferrugem
Piquenique Literário promove interação com os livros na Emef José Ferrugem.