Geral

Educação Especial é tema de formação continuada de docentes da rede escolar municipal de Venâncio Aires

Publicado em: 25 de outubro de 2023 às 09:41 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:20
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Freepik/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Temas discutidos são fundamentais para compreender as necessidades individuais de cada aluno

    Na tarde de segunda-feira (23), educadores e supervisores escolares da rede municipal de Venâncio Aires finalizaram a formação continuada dedicada à temática da Educação Especial. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, a atualização teve como objetivo fortalecer o conhecimento teórico e prático dos profissionais da educação que trabalham com alunos com Autismo e Deficiência Intelectual.

    Durante três segundas-feiras consecutivas – 9, 16 e 23 de outubro -, professores de Educação Especial que atuam nas Salas de Recursos e supervisores escolares participaram dos encontros que abordaram tópicos cruciais no atendimento a alunos com necessidades especiais. 

    Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Weiss Niedermayer, os temas discutidos são fundamentais para compreender as necessidades individuais de cada aluno e fornecer um atendimento personalizado e eficaz.

    Confira ainda: Prefeitura repassa mais R$ 121 mil a entidades de Venâncio Aires

    “O primeiro encontro se concentrou na Avaliação Inicial do Estudante acompanhado pelo serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Já no segundo, debatemos conhecimentos essenciais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Deficiência Intelectual (DI), bem como suas implicações para as práticas pedagógicas, enquanto o terceiro abordou estratégias e intervenções pedagógicas para o desenvolvimento das funções executivas dos alunos com necessidades especiais”, elenca Juliane.

    Ainda de acordo com ela, os encontros forneceram uma oportunidade única para aprimorar o conhecimento e as habilidades dos educadores que trabalham no atendimento aos alunos com TEA e Deficiência Intelectual. “Proporcionar formações continuadas à rede de educação, vem sendo uma constante. As formações possuem o caráter de abordarem temas que de fato farão a diferença na atuação docente, ou seja, diretamente na sala de aula”, finaliza Juliane.