Política

Projeto propõe que Centro de Convivência do Bairro Battisti passe a se chamar Bárbara Lucia Hickmann

Publicado em: 23 de outubro de 2023 às 14:11 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:16
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Homenagem é para a assistente social do município, que faleceu em 2022 em função de um câncer no colo do útero

    A vereadora Sandra Wagner (PSB) protocolou na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires um projeto de lei que propõe a denominação do Centro de Convivência do Bairro Battisti como Bárbara Lucia Hickmann. A proposta visa homenagear a assistente social do município, que faleceu em 2022, aos 35 anos, em função de um câncer no colo do útero.

    O Centro de Convivência, construído na rua Alda Koslowski, ao lado do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), atende cerca de cinco mil famílias moradoras dos bairros Battisti e Coronel Brito. A estrutura conta com uma sala de atividades, além de sala para atendimento individual e sala de coordenação. 

    Natural de Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, Bárbara era conhecida no município pelo seu trabalho na comunidade e carinho ao tratar a população. A partir de uma exeperiência na Congregação das Irmãs da Divina Providência, decidiu cursar Assistência Social para poder auxiliar os moradores na sua cidade natal. A profissional atuou na Prefeitura de Venâncio Aires, na Casa Paroquial, no Conselho Tutelar e no Hospital São Sebastião Mártir.

    Se informe também: Repasse ao Hospital São Sebastião Mártir para construção das capelas mortuárias está em tramitação no Legislativo

    Conforme um trecho da justificativa do projeto de Sandra Wagner, Bárabara era "uma pessoa muito culta, estudiosa, boa filha e que tinha uma preocupação com seus pais, além de ser muito organizada e dedicada ao seu trabalho. Foi justamente esta organização e vontade de ajudar as pessoas necessitadas que fizeram o ex-prefeito Giovane Wickert convida-lá para assumir a coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Venâncio Aires."

    Após assumir o cargo, Bárbara realizou, por cerca de três anos, um trabalho junto ao Fórum de Venâncio Aires, onde fazia avaliação do Núcleo Familiar, para possíveis adoções de crianças e registros de violência doméstica. "Nos quatro anos que esteve à frente da coordenação do Creas, contribuiu muito com a sociedade Venâncio Aires. Ainda se doando em trabalhos voluntários como a exemplo do Centro Promocional João XVIII e presidindo o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, fazendo atividades fora do seu horário de trabalho", escreveu a parlamentar no projeto de lei.

    A proposta está sendo analisada pelos vereadores e deve ir a votação nas próximas semanas.