Secretaria oferece cursos, oficinas e diversos atrativos de lazer
Clique, site, botão direito e esquerdo, rolar o cursor e outras palavras e expressões passam a fazer parte do vocabulário da vera-cruzense Sueli da Silveira Rodrigues, de 48 anos. Desde quinta-feira, dia 20, ela faz parte de uma das turmas de informática, ofertadas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Vera Cruz. O primeiro contato com um computador e acesso à internet foi na quinta-feira. A professora, com toda delicadeza, mostrava cada um dos passos para a mulher, que estudou até a 4ª série e vê na aula uma oportunidade de aprender, ver novas técnicas, já que é apaixonada por artesanato, e estar por dentro das tecnologias e tudo que passa nas redes sociais.
Essa transformação da Secretaria de Cultura de Vera Cruz tem uma boa dose de persistência e dedicação do secretário Lucas Dalfrancis, que transformou o espaço em um lugar de troca de experiências e muito aprendizado. Tem cinema, música, literatura, educação e muito mais. “No passado, a Cultura ofertava seis turmas de informática, cada uma com dez alunos. Hoje conseguimos dobrar o atendimento, além de atender escolas que têm biblioteca virtual. Contratamos uma profissional, que atende os alunos nas dependências da Cultura e em escolas”, conta. Na Secretaria tem aulas de informática para crianças a partir dos sete anos, para jovens, adultos (até em horário noturno) e aos idosos.
DEMAIS ATIVIDADES
A movimentação de pessoas junto ao prédio da Secretaria é grande. Fora as aulas de informática, ainda tem sessão de cinema, atendimento na Biblioteca Pública Alberto Pasqualini, aulas de música e muito mais. Uma das oficinas que mais envolvem os vera-cruzenses é a de música. São cerca de 150. O município contratou uma empresa, cujos profissionais dão 160 horas de aula. Entre elas estão bateria, baixo, acordeon, teclado, flauta, guitarra, violão, técnica vocal e outros.
O Cine Cultura antes era utilizado apenas nas férias escolares. Com a proposta de ofertar atividades a um público ainda maior, estão ocorrendo sessões para crianças, idosos e a quem interessar. “À espera da comunidade”, frisa Dalfrancis. Somente no mês de abril, mais de 200 pessoas passaram pelo Cine Cultura. Em datas festivas, como a Páscoa, são exibidos filmes relacionados ao tema.
Notícias relacionadas

Rua que registrou atropelamento com morte pode receber redutor de velocidade em Santa Cruz
Em março, uma mulher de 61 anos foi atingida por um carro

Datelli reabre em Santa Cruz com aposta em sofisticação e couro legítimo
Loja está localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 378, sob comando do empresário Rodrigo Dementshuk

Em campanha de vacinação, mais de 500 doses são aplicadas nos postos de Santa Cruz
Campanha Dia D da vacinação contra a gripe é promovida pelo Ministério da Saúde

Feirão de Empregos vai ofertar mais de 200 vagas em Santa Cruz; veja
Doze empresas do município estarão contratando candidatos para cargos de todos os níveis de escolaridade e experiência