Representantes da categoria estiveram reunidos com o deputado estadual Airton Artus
Representantes do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul visitaram o gabinete do deputado estadual Airton Artus nessa terça-feira (3). O encontro teve como objetivo solicitar apoio do parlamentar para regulamentação do porte de arma de fogo na carteira funcional para os agentes administrativos, técnicos superiores penitenciários e monitores (cargo em extinção).
Durante a reunião, também foi debatida a falta de efetivo em todo o Estado. Artus recebeu um documento para que o Poder Executivo Estadual autorize a Susepe a regulamentar o porte, que, segundo a classe de agentes, tem esse direito contemplado na lei estadual 13.259/09. A regulamentação seria para orientar, de maneira objetiva, o porte de arma aos agentes que trabalham e desenvolvem atividades nos mesmos ambientes prisionais, com insalubridade e periculosidade.
Conforme o vice-presidente da Amapergs, sindicato que representa os servidores, Cláudio Dessbesell, o Rio Grande do Sul é o estado no qual existem o maior número de facções criminosas do país, totalizando 15 facções organizadas, crescendo de forma exponencial e os cargos ocupados pelos agentes e técnicos penitenciários se deparam constantemente com os riscos inerentes à profissão.
O deputado Airton Artus, juntamente com os parlamentares Jeferson Fernandes, Matheus Gomes e Leonel Radde são titulares da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa.
Veja ainda: Senado aprova pensão especial para filhos de vítimas de feminicídio
Notícias relacionadas
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas