O objetivo é alertar e orientar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes
O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (Cerest/Vales) promove na próxima sexta-feira (28), das 9h às 14h, uma série de atividades na Praça Siegfried Heuser, por ocasião do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
De acordo com o coordenador do Cerest/Vales, Luiz Henrique Paim da Rocha, o objetivo é alertar e orientar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes. “O dia 28 de abril é um dia de reflexão sobre as más condições de trabalho que resultam em altos índices de sofrimento, doenças, mutilações e mortes. Esse é um grave quadro de violência a que são submetidos os trabalhadores e que precisa ser revertido”, disse. Segundo ele, a maior parte dos acidentes e, sobretudo doenças, não são notificados ou são encobertos sob a forma de auxílio-doença.
O ponto alto da programação será um ato em memória aos trabalhadores e trabalhadoras vitimados por causas relacionadas ao trabalho. Na região dos Vales já são mais de 300 casos registrados desde 2010. Durante todo o dia também serão entregues materiais informativos com orientações sobre a prevenção de acidentes.
Origem da data
O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
No Brasil, a data foi regulamentada pela Lei nº 11.121, de 25 de maio de 2005, como Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A origem desta data lembra o dia 28 de abril de 1969 quando houve uma explosão na mina de Farmington na Virgínia (EUA), que matou 78 trabalhadores.
Notícias relacionadas
O futuro se constrói com presença
Estamos nos últimos dias do ano, momento oportuno para refletir sobre o caminho que nos trouxe até aqui. Cada dia vivido foi um presente, carregado de experiências que moldaram nossa história. O que você superou, conquistou ou aprendeu merece ser…
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Ele estava internado na Clínica São Vicente, em Botafogo
Prefeitura de Vera Cruz atua em vazamento na caixa d’água
Moradores registraram o fato na madrugada desta quinta-feira
Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
País buscará entendimento com outros países do grupo, diz embaixador