Pacientes do Hospital Bruno Born, em Lajeado, têm apresentado dor abdominal e vômito
Passados os momentos de maior sofrimento por conta do alto nível do Rio Taquari e iniciado o trabalho de reconstrução das áreas atingidas, cresce a preocupação com a saúde daqueles que estiveram em contato com as águas contaminadas. O Hospital Bruno Born, referência em Lajeado e no Vale do Taquari, tem divulgado boletins diários atualizando a situação da procura por atendimento médico de pessoas que tiveram contato com as enchentes.
LEIA TAMBÉM: Novo óbito em decorrência das chuvas é registrado no Vale do Taquari
O maior movimento começou na última sexta-feira (8), quando a casa de saúde registrou cinco atendimentos relacionados às enchentes na região. As ocorrências incluíram pacientes com problemas decorrentes da exposição à água da enchente, como desidratação, lesões infectadas em membros inferiores, dor abdominal e vômito.
O fim de semana também foi movimentado. No sábado, foram registrados três atendimentos adicionais. Os casos incluíram vítimas de enchentes com lesões, como queda domiciliar, queda de telhado e dor torácica durante o trabalho de reconstrução após as inundações. Já o domingo foi marcado por um aumento no número de atendimentos, totalizando nove casos. As queixas variaram de dor abdominal a febre, dor de cabeça e outros sintomas, geralmente relacionados ao contato com a água da enchente ou esforços após a ocorrência do desastre.
Nessa segunda-feira, o hospital registrou mais oito atendimentos, incluindo pacientes com diarreia, vômito, dor abdominal, dor torácica e manchas vermelhas no corpo após o contato com a água da enchente. Um homem foi internado devido a fezes escurecidas e vômito com sangue. Além disso, um caso de suspeita de leptospirose após o contato com a água da enchente foi registrado, ressaltando a importância da vigilância sanitária em situações de inundação.
A orientação é que as pessoas que estiveram expostas às águas das enchentes permaneçam atentas ao aparecimento de sintomas como febre, náuseas e diarreia, que podem ser sinais de doenças como a leptospirose e hepatite A. Diante de qualquer suspeita, deve ser buscada assistência médica.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min