Polícia

Treinamento de Sobrevivência Urbana é promovido pela Polícia Federal de Santa Cruz

Publicado em: 05 de setembro de 2023 às 15:00 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:53
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Claudine Friedrich/ Prefeitura de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é instruir pessoas que não trabalham na segurança pública diretamente, mas que, pela rotina, estão suscetíveis a enfrentar situações de risco

    Representantes das polícias, de instituições públicas, da imprensa, empresários, comerciantes, entre outros cidadãos, participaram, na noite de segunda-feira (4), da primeira etapa do Treinamento de Sobrevivência Urbana promovido pela Delegacia de Polícia Federal de Santa Cruz do Sul, no auditório da Procuradoria-Geral do Município. Por meio de instruções repassadas pela agente da Polícia Federal Ana Paula Ollé Pons, vinda de Porto Alegre, os participantes aprenderam a formular respostas conscientes a possíveis atitudes agressivas do cotidiano, com dicas de defesa pessoal para agir de forma assertiva diante de tentativas criminosas, como assaltos e sequestros. 

    O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, José Valmir dos Reis, representou a Prefeitura no treinamento. Ele, que soma 36 anos de atuação na área da segurança pública, elogiou a iniciativa da Delegacia de Polícia Federal de Santa Cruz do Sul pelo foco dado ao treinamento. “Fiquei encantado, pois a sociedade precisa receber mais orientações deste tipo, porque um detalhe pode fazer a diferença de sair de uma situação de risco, de salvar seu patrimônio e até mesmo a sua vida e dos seus familiares”, avaliou Reis. 

    De acordo com o delegado Mauro Lima Silveira, é um treinamento pioneiro no estado que surge pela percebida importância de instruir pessoas que não necessariamente trabalham na segurança pública diretamente, mas que, pela rotina, estão suscetíveis a enfrentar situações de risco. “Muito mais do que ensinamento, é autoconhecimento, é como eu reajo, é como eu penso, como devo reagir e me importar em determinadas circunstâncias do dia a dia”, explicou Silveira. As atividades seguem nesta terça-feira (5), com oficinas práticas realizadas no Parque da Expoagro Afubra.

    Leia também: Polícia Civil prende dupla com 10 quilos de maconha na RSC-153