Política

Audiência Pública da Assembleia Legislativa debate defesa da produção de tabaco

Publicado em: 25 de agosto de 2023 às 14:48 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 12:18
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Políticos, produtores rurais, sindicatos, entidades e representantes da cadeia produtiva estiveram presentes

    A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires sediou na manhã desta sexta-feira (25), uma audiência pública sobre o setor de tabaco e 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). o encontro foi proposto pela Assembleia Legislativa, através da Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento dos Trabalhos da COP10.

    A audiência realizada na Capital do Chimarrão é a penúltima de uma série realizada em outras cidades da região e do Estado. Presidente da Frente Parlamentar, deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP), avalia de forma positiva a movimentação feita até o momento. "Eu estou muito otimista com os encontros que nós estamos promovendo. Primeiro, porque estes encontros estão unindo o setor e quando eu falo setor não estou citando somente a indústria ou o comércio, eu falo da agricultura, do produtor ao industriário. O setor está sim muito unido."

    Outro ponto, segundo Almeida, é a sensibilziação que está sendo feita com relação a 10ª COP, que vai ocorrer de 20 a 25 de novembro no Panamá. "O Brasil tem tido uma posição passiva, ele tem aceitado as deliberações de países que não produzem um arroba de fumo e isso nos preocupa. O que nós queremos fazer, através destas audiências, é unir o setor, formar uma posição conjunta do que o setor pensa e acredita e preparar um relatório", enfatiza.

    Leia também: Crise hídrica é tema de audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires

    Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco da Câmara de Venâncio Aires, Sandra Wagner (PSB), usou a tribuna para reforçar a importância da união entre os envolvidos no setor produtivo de tabaco. “União de esforços, entre as lideranças do setor, que acreditam na agricultura e na fumicultora, para defender um interesse maior que é a defesa dos produtores do tabaco.”

    O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, também participou do encontro. Para ele, a cadeia produtiva e, principalmente, os agricultores precisam ser defendidos e reconhecidos pelo importante papel que desenvolvem na sociedade, especialmente na região. "Eu e a Izaura viemos do tabaco, sabemos da importâncai desta cultura. Vamos defender com unhas e dentes nossos agricultores e nossos produtores de tabaco", disse.

    O relatório, que será produzido após o encerramento das audiências, será entregue no início de setembro ao Governo Federal. De acordo com o deputado Marcus Vinícius de Almeida, o objetivo é fazer com que o documento seja analisado pelos ministros e representantes brasileiros que estarão na COP10. "Para que quando eles desginarem os representaes do Brasil, que terão voz na COP, nós tenhamos uma posição de defesa do setor, para que o Brasil faça o contraponto e não entre nessa onda de países que não tem qualquer vinculação com a produção do tabaco e estão impondo regras em países que tem essa atividade como uma das mais importantes", reforçou. 

    Participaram da audiência os deputados estaduais Airton Artus, Edivilson Brum e Kelly Moraes, além do deputado federal Marcelo Moraes. O presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Gerson Ruppenthal, parlamentares do município e região, bem como produtores rurais, sindicatos, entidades e convidados também acompanharam os debates.

    Confira ainda: Primeiro roteiro de turismo rural de Santa Cruz será apresentado para agentes de viagens