Política

Venâncio-airense Márcio Pochmann é empossado como presidente do IBGE

Publicado em: 18 de agosto de 2023 às 15:13 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 12:05
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Marcelo Camargo/Reprodução/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Solenidade ocorreu na sede do Ministério do Planejamento e Orçamento, em Brasília

    O professor e pesquisador venâncio-airense, Márcio Pochmann, foi empossado, nesta sexta-feira (18), como presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cerimônia ocorreu na sede do Ministério do Planejamento e Orçamento, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Em discurso, Pochmann destaca que os resultados entregues pelo IBGE são orientadores das políticas públicas que o Brasil precisa. Para ele, o instituto tem uma dupla função estratégica: de espelho reflexivo da nação e de bússola de movimento capaz de monitorar as trajetórias.

    “Ao decompor o campo do exercício da cidadania, por intermédio de radiografias nacionais, setoriais, regionais, locais, coletivas e individuais, o IBGE contribui para moldar o universo dos horizontes e expectativas do conjunto dos brasileiros. E é por isso que o Brasil precisa avançar mais rapidamente”, disse, citando a rápida transformação digital e demográfica da sociedade brasileira.

    Para Pochmann, o IBGE foi precarizado no governo anterior e, apesar de terem sofrido com rebaixamentos salariais, os servidores da instituição adotaram uma “ação de resistência destemida e valorosa”. Segundo ele, “a marcha da insensatez degradante que se abateu sobre o país em todas as dimensões da governança foi interrompida” e o IBGE voltou a ser valorizado.

    Leia também: Marcio Pochmann é confirmado como novo presidente do IBGE