Parlamentares debateram sobre os casos recentes de furtos e receptações
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires dessa segunda-feira (31), os parlamentares debateram, principalmente, questões ligadas a segurança pública do município. Nas últimas semanas, diversos casos de furtos e receptações foram registradas em diversos bairros, especialmente Aviação e Santa Tecla.
Na noite dessa segunda, moradores destes locais estiveram presentes no Plenário Vicente Schuck e acompanharam a sessão ordinária. Antes do início da reunião, o grupo solicitou apoio dos vereadores na busca por mais segurança na Capital do Chimarrão.
Durante seu pronunciamento, o vereador, Ezequiel (PTB), abordou o tema e destacou que a insegurança tem aumentado e está presente em praticamente todos os bairros e localidades do município. "Deixo claro que isso não é uma crítica a atual gestão, mas ao sistema que prejudica muito, principalmente o trabalho das forças policiais. A gente sabe que a segurança hoje envolve um conjunto de fatores que nos preocupa. Eu conheço essa realidade por atuar no sistema prisional e, por isso, precisamos evoluir aqui no município, principalmente em questões como câmeras de videomonitoramento."
Conforme André Kaufmann (PTB), moradores de diferentes localidades o procuraram nas últimas semanas e relataram o sentimento crescente de insegurança. "Tem semanas que estão nos procurando, pedindo socorro pela situação pela qual Venâncio está passando. É hora de pegarmos e trabalharmos juntos a estes dependentes químicos, porque a gente sabe que é um problema. Só prender não é a solução. É hora de somarmos força e resolvermos os problemas da nossa comunidade, porque é todo dia um assalto, uma briga diferente no nosso município."
Elígio Weschenfelder (PSB) ressaltou que a convocação dos profissionais da área de segurança, como o delegado responsável pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e a capitã da Brigada Militar (BM), seriam formas de compreender melhor a situação e buscar, assim, formas de auxiliar. "Precisamos debater soluções. É preciso enfrentar o problema de frente, porque daqui a pouco, senhora e senhores, se estará fazendo justiça com as próprias mãos", salientou.
Já Benildo Soares (Republicanos) propôs a criação de uma Comissão Especial para analisar a segurança pública de Venâncio Aires, conversar com profissionais e, até mesmo, buscar soluções junto ao Governo do Estado.
"Eu fico me questionando o que podemos fazer enquanto vereadores. Assim que fui acionada, eu contatei com o prefeito, com a vice e conversamos. Eles estão cientes desta situação e já estavam trabalhando em uma legislação para coibir este tipo de estabelecimento que supostamente recebe a origem dos roubos. Mas eu acho que esta casa tem que fazer alguma coisa. Eu confesso, sendo honesta, não sei qual seria a solução para hoje. Prevenção é preciso e temos que ter, mas repressão é por conta da polícia. Onde podemos interferir a ponto de modificar esta situação?", questionou Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT). Ela afirmou que entrou em contato com o deputado estadual, Airton Artus, solicitando que ele reforçasse o pedido por mais efetivo junto ao governador, Eduardo Leite.
Ainda durante o pronunciamento dos vereadores, ficou definido que o Legislativo irá convocar representantes da área de segurança pública de Venâncio Aires. Além disso, a realização de uma audiência pública será estudada.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD