Geral

Sétimo episódio da série conta sobre a chegada dos primeiros imigrantes alemães em Formosa, Ferraz e Rio Pardense

Publicado em: 19 de julho de 2023 às 08:33 Atualizado em: 17 de maio de 2024 às 14:46
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Milena Mueller/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Quem ajuda a reconstruir a história neste episódio é o historiador Jorge Luiz da Cunha, o professor Ireno Finkler e o comunicador Pedro Thessing

    A série “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações” chega ao sétimo episódio. Lançado nesta quinta-feira (20), o vídeo conta a história da chegada dos imigrantes nas localidades de Rio Pardense e Formosa, interior de Vale do Sol, e Ferraz, interior de Vera Cruz. Também fala sobre a fundação da 1ª Igreja Batista no Brasil, cuja capela está localizada em Formosa.

    Quem ajuda a reconstruir a história neste episódio é o historiador Jorge Luiz da Cunha, o professor Ireno Finkler e o comunicador Pedro Thessing.

    O primeiro episódio da série, lançado em janeiro, mostrou a chegada dos alemães ao Estado. Já o segundo, lançado em fevereiro, trouxe o início da colonização no Vale do Rio Pardo. No terceiro, divulgado em março, foi contado um pouco sobre a chegada dos migrantes a Santa Cruz do Sul, mais especificamente a localidade de Linha Santa Cruz.

    O quarto, lançado em abril, trouxe a importância da Praça Protásio Alves, ou Praça da Matriz, de Rio Pardo, como centro da economia e os negócios da época. Já o quinto episódio, lançado em maio, contou os destaques da construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a época de Colônia de Santa Cruz, assim como a influência da cultura francesa na organização da sede, como as heranças de arquitetura e planejamento de ruas, muito baseado no modelo de Paris.

    O sexto episódio, lançado em junho, contou a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Rio Pardinho, que foi inaugurada em 1866 e teve a primeira torre construída e autorizada.

    Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.

    Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.

    Veja o sétimo episódio da série: