Esportes

Grêmio vence Bahia nos pênaltis e avança para a semifinal

Publicado em: 13 de julho de 2023 às 06:41 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 14:18
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    GE
  • Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
    compartilhe essa matéria

    Goleiro Tricolor foi o nome da partida, defendendo duas penalidades e garantindo a classificação

    Grêmio e Bahia realizaram na noite dessa quarta-feira (12), o jogo de volta pelas quartas de final ca Copa do Brasil e, novamente, empataram em 1 a 1. A decisão da partida, realizada na Arena, ficou então para as penalidades máximas. Com o gramado nitidamente prejudicado por conta da chuva, o desempenho técnico das equipes acabou afetado.

    O jogo começou muito disputado no meio-campo e os dois times tentando se impor fisicamente. Aos quatro minutos, o Tricolor conseguiu fazer a primeira jogada de bola trabalhada no chão, mas Reinaldo finalizou para fora. A partir seguiu com o mandante com mais chances. Aos 35 minutos, Bitello dispara pela esquerda, tenta o arremate a gol e a bola pega no braço de Acevedo.

    O árbitro marca a penalidade e dá amarelo para o volante do Bahia. Na sequência, jogadores dos dois times se estranham e iniciam um empurra-empurra, que resulta em amarelo para Carballo e Everaldo. Cristaldo foi para a cobrança, mas o goleiro Marcos Felipe salvou o Bahia. Um minuto antes de acabar o primeiro tempo, Everaldo dominou de fora da área, girou e bateu colocado para marcar um lindo gol. A bola morreu no ângulo de Gabriel Grando.

    Atrás do placar, o Grêmio propôs mais o jogo, ficou com a posse e criou mais chances claras desde o início do segundo tempo. Aos 16 minutos, Cristaldo fez um lançamento longo, no alto, para Suárez. Na entrada da área, o centroavante tentou encobrir o goleiro com um toque de cabeça, mas o goleiro fez nova defesa. Aos 26 minutos, Ferreira, que havia entrado no segundo tempo, deixou Cicinho para trás, entrou na área e rolou para Villasanti chegar finalizando para buscar o empate.

    A decisão da vaga ficou para as penalidades e a classificação do Grêmio veio no sufoco e nas mãos do goleiro Gabriel Grando. O Bahia teve seis pênaltis e o goleiro gremista defendeu dois. O último, do zagueiro Gabriel Xavier, foi o que decretou o avanço para as semifinais da Copa do Brasil.

    Nas semifinais, o Tricolor enfrenta o Flamengo que venceu o Athletico-PR também na noite dessa quarta-feira. Já no Brasileirão, o Grêmio terá uma pausa, já que o jogo contra o Corinthians foi adiado. Assim, retorna a campo apenas no dia 22 de julho contra o Atlético-MG, pela 16ª rodada. A partida será realizada na Arena.