Leonel Garibaldi já fiscalizou 23 postos da cidade e deve visitar os demais nas próximas semanas
Buscando conhecer de perto a realidade da saúde de Santa Cruz do Sul, Leonel Garibaldi (Novo) decidiu iniciar uma rotina de fiscalizações nos postos. Para tanto, desde março deste ano, tem visitado cada um deles e, ainda neste semestre, pretende lançar o “Raio-X da Saúde Santa-cruzense”.
O documento será resultado de fiscalizações feitas em todas as 33 unidades de atenção básica em saúde que a população tem acesso, com fotos, dados e descrições de situações que requerem mais atenção do executivo municipal. Atualmente, Garibaldi e sua equipe já passaram por 23 postos.
“Toda semana nosso objetivo é visitar dois postos de saúde, utilizando como base uma lista de itens que o Ministério da Saúde determina como obrigatórios em toda unidade de atenção básica em saúde”, afirma. Munido da lista, o vereador confere todas as salas e os consultórios de cada posto, conversando com a equipe e com pacientes na fila de espera, coletando demandas e dificuldades.
Segundo Garibaldi, as principais reivindicações são relacionadas com a falta de mais profissionais nas equipes, que, por vezes, precisam suprir uma demanda grande demais, o que acaba gerando filas de espera por uma consulta clínica que podem chegar a dois meses, bem como a computadores de má qualidade, que geram atrasos nos atendimentos.
“Ainda que a saúde santa-cruzense seja referência, há espaço para muitas melhorias. Somente visitando cada posto e conversando com toda a equipe que vamos realmente identificar as maiores dificuldades e oportunidades de resolvê-las”, garante Leonel.
Outros problemas que têm se mostrado comuns nas fiscalizações, segundo o vereador, estão relacionados com a estrutura do prédio, que em alguns casos sofre com infiltrações que geram mofo nas paredes ou mesmo corredores apertados demais, que impossibilitam o acesso de cadeirantes ou até de uma maca em uma urgência.
Relatório será o raio-x da saúde
Assim que tiver visitado todos os postos, Leonel pretende lançar um relatório detalhado com as situações que encontrou em cada posto de saúde, assim como listar possíveis soluções que seu gabinete identificou ao longo das muitas conversas que teve com os profissionais das unidades.
“Também pretendemos realizar uma reunião especial na Câmara sobre a atenção básica em saúde no município, convocando o secretário de Saúde e sua equipe, para que a população possa ter questionamentos importantes respondidos e a gente possa agregar mais informações valiosas para o relatório final”, garante Leonel.
O documento está sendo elaborado e, em breve, será entregue e discutido com o Secretário de Saúde, o vice-prefeito Elstor Desbessel, bem como disponibilizado para download da população.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD