Política

Projeto de lei propõe declarar língua alemã como patrimônio cultural imaterial de Santa Cruz

Publicado em: 03 de julho de 2023 às 08:30 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 13:51
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Justificativa do texto elaborado por Raul Fritsch ressalta a importância histórica da imigração para a região

    Foi apresentado à Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul um projeto que tem como objetivo declarar a língua alemã como patrimônio histórico e cultural do município. A justificativa do texto elaborado por Raul Fritsch (Republicanos) ressalta a importância histórica da imigração para a região.

    Os primeiros grupos de imigrantes alemães chegaram ao território do Rio Grande do Sul em 25 de julho de 1824, formando uma composição diversificada de agricultores, artesãos e soldados. A influência da língua alemã na região pode ser percebida a partir de 1849, quando a Kolonie Santa Cruz foi criada e recebeu novos imigrantes. Nesse período, a língua alemã já estava presente em mais de 100 escolas comunitárias e destacava-se através do jornal Kolonie, um dos mais lidos na região e no estado, que teve sua edição publicada por 50 anos.

    Segundo Raul Fritsch, atualmente, a língua alemã ainda desempenha um papel significativo no relacionamento familiar, círculos de amizade, eventos comunitários, comércio e espaços públicos de Santa Cruz do Sul. “Declarar a língua alemã como patrimônio histórico e cultural vai permitir que o Poder Público, promova e idealiza ações para estimular e fomentar estudos, pesquisas, projetos, eventos e campanhas de resgate e promoção”, coloca.