Academia Cartel tem levado o nome do município em competições estaduais
Criada em 2016 com o objetivo de trazer a arte da luta do boxe para Santa Cruz do Sul, a Academia Cartel tem representado o município dentro do ringue. Com cerca de 80 alunos, o espaço é um lugar inclusivo para todo apaixonado pelo esporte. Vestem as luvas todo homem, mulher ou criança que desejam ouvir o soar do gongo.
Conquistas
Embora a Academia tenha surgido apenas em 2016, com estrutura e maior organização, a escola que antecedeu a Cartel já participava de alguns torneios desde 2012. Em 2023, contudo, a equipe tem batido mais forte e já acumulou conquistas.
O atleta Jonas Daniel, por exemplo, foi o terceiro colocado no Campeonato Estadual. Ele competiu na categoria Elite até 71 quilos. Mateus Roni, por sua vez, foi prata na competição até 63,5 quilos, também Elite. Matheus dos Santos Marques levou o nome da Cartel e de Santa Cruz do Sul na posição mais alta do pódio.
Em duelos contra boxeadores de todo estado, o jovem foi o grande campeão gaúcho da categoria juvenil até 80 quilos. “Nós temos dois atletas que estão na seletiva do Rio Grande do Sul para disputar o Campeonato Nacional em Foz do Iguaçu”, destacou o técnico Ismael Sundl.
Além do boxe
Disciplina e respeito. Não por menos, cada atleta que pisa na sede da Academia, localizada na Rua 28 de Setembro, carrega os mesmos ideais. Antes de pisar na arena onde ocorrem os treinamentos, fazem, descalços, uma reverência. Do novato ao técnico, o respeito é mútuo. “O esporte traz, naturalmente, esta disciplina”, salienta Ismael. Conforme ele explica, a Academia busca ensinar, desde o primeiro dia de aula, que é possível chegar nos níveis mais avançados da luta.
E, embora como em todo esporte, seja fomentada a competição, os títulos não podem ser os únicos e principais objetivos da Cartel. “A ideia básica é, através do esporte, dar um futuro melhor para eles. Muitas vezes como um competidor, outras vezes abrindo portas ou até mesmo tornando eles instrutores na academia”, frisou o técnico.
Apesar da Cartel já ser destaque no Estado, o objetivo da equipe é não parar e seguir caminhos cada vez mais longes. “Queremos ser referência em todo Rio Grande do Sul e no Brasil”, ressaltou Ismael. “Queremos ver nossos atletas competindo em nível estadual e nacional”, complementou.
Para todos
Em um primeiro momento, a ideia de inserir-se numa academia de boxe pode parecer assustadora para novatos, afinal, trata-se de uma escola de luta. Ismael garante, contudo, que é um lugar plural e bastante receptivo, com aulas progressivas. No primeiro dia, o aluno vai aprender o básico, como coordenação de braços e pernas e golpes mais simples. Vai ser a oportunidade do novo entusiasta de escolher a dinâmica que ele vai participar, individual, em dupla ou em grupo. “Não é preciso ter nenhuma experiência com lutas ou algo do tipo, qualquer pessoa pode aprender”, tranquilizou Ismael.
Notícias relacionadas
Avenida sofre mais uma derrota no Gauchão contra o Caxias
Partida ocorreu na noite desta quarta-feira
AO VIVO: Arauto News transmite confronto entre Avenida e Caxias
A bola rola às 19h, mas a transmissão ocorre a partir das 18h30min
Herveiras sedia abertura da 4ª Copa Integração de Futebol
Gramado Xavier, Herveiras, Vale do Sol e Sinimbu entram em campo no dia 16 de fevereiro
Ceisc União Corinthians encara o Vasco nesta quinta-feira
Equipe santa-cruzense pode subir duas posições na tabela em caso de vitória