Projeto de lei que estabelece a criação foi aprovado pela Câmara de Vereadores
A criação do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi) de Venâncio Aires foi aprovada, por unanimidade, na Câmara de Vereadores do município na última sessão ordinária. O Comudi tem como propósito fiscalizar e propor a criação de ações, projetos e políticas públicas de reconhecimento à população LGBTQIAP+. Além disso, deve buscar garantir os direitos estabelecidos pela Constituição Federal, em seus aspectos econômico, social, político, religioso e cultural.
A proposição foi encaminhada pela Administração Municipal. Conforme o projeto de lei, o Conselho visa não apenas reconhecer o direitos da população, mas, também, ser um instrumento de referência e de auxílio quando necessário. Ainda, segundo o documento, o Comudi será um órgão com caráter consultivo e estará vinculado com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.
O Conselho será composto por dez conselheiros titulares com seus respectivos suplentes. Deste total, cinco conselheiros representarão o Poder Executivo e cinco estarão representando a sociedade civil. Os representantes da Administração de Venâncio Aires serão profissionais das Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Social, da Saúde, Cultura e Esportes, da Educação, e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Os conselheiros terão mandato de dois anos e poderão ser reconduzidos ao cargo.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD