Cerimônia foi realizada nessa terça-feira, durante o 41º Congresso dos Municípios, em Restinga Sêca
O governador, Eduardo Leite, participou, nesta terça-feira (6), da posse do Conselho de Administração da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para a gestão 2023/2024. A solenidade ocorreu durante o 41º Congresso dos Municípios, no hotel Recanto Business Center, em Restinga Sêca.
Leite parabenizou o novo presidente empossado da Famurs, o prefeito de Campo Bom, Luciano Libório Orsi. O governador também agradeceu ao presidente da gestão passada, o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, pela dedicação durante o período em que esteve à frente da entidade e pela parceria com o governo estadual.
A proximidade do Estado com os municípios foi destacada por Leite. "Fazemos um governo de caráter municipalista, com um olhar para as cidades, que é onde a vida acontece, como diz o lema da Famurs", afirmou. "Sempre desenvolvemos nossos projetos e programas pensando em como prestigiar os municípios, melhorando a vida dos seus moradores. Afinal, não existe um povo municipal e outro estadual, são todos gaúchos e é por eles que trabalhamos juntos."
O governador salientou que os programas que envolvem investimentos em convênios com os municípios serão priorizados ao longo de 2023 para que não sofram interferência das vedações legais em razão das eleições municipais, que ocorrem no próximo ano. Além disso, reiterou o compromisso de repassar R$ 250 milhões aos municípios pelas perdas na arrecadação do ICMS no ano passado. O valor é referente a 25% de um total de R$ 994 milhões que o Estado vai receber como compensação da União em forma de não pagamento da dívida.
Durante a cerimônia, também foram empossados os vice-presidentes da Famurs: o prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschild; o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arrud; o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves; o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso; o prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Boh; o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Luis Massing; e o prefeito de Vera Cruz, Gilson Adriano Becker.
O novo Conselho Fiscal da entidade também foi oficializado, tendo como titulares os prefeitos de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, que assumiu como presidente; o prefeito de Horizontina, Jones Jehn da Cunha; e o prefeito de Inhacorá, Everaldo Bueno Rolim.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD