Política

Dez projetos ingressam na pauta da sessão desta segunda-feira da Câmara de Vereadores

Publicado em: 05 de junho de 2023 às 06:40 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 16:23
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Reunião ocorre a partir das 16h, no Nilton Garibaldi

    A pauta da sessão desta segunda-feira (5), no Plenário Vereador Nilton Garibaldi, inclui dez projetos. A sessão começará às 16h e será iniciada com a Tribuna Popular. A oradora Adriana Skamvetsakis, representando o Conselho Municipal de Saúde, abordará "12 de Junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, Crianças e Adolescentes como se Adultos Fossem". Em seguida, Janclei Frömming abordará a questão da "Violação do Cinturão Verde no bairro Renascença: possível queda de árvores e risco de erosão não analisadas em caso de edificações próximas ao Cinturão Verde".

    Após a reunião ordinária, às 19h, será realizada uma sessão solene para homenagear a Excelsior Alimentos pelos seus 130 anos de existência. A proposição é do vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB).

    Dentre os projetos de lei protocolados, está o do Executivo, que propõe alterações na lei que dispõe sobre o Plano Diretor. Além disso, há um pedido para a abertura de crédito especial no valor de R$ 205.800,00 para cobrir despesas da Secretaria de Saúde; cinco alterações de lei para prorrogar contratos celebrados com servidoras; e a autorização para a doação onerosa de uma área à empresa Rene P. Silva & Cia Ltda.

    O vereador Raul Fritsch (Republicanos) apresentou um projeto legislativo que institui a Semana Municipal Lixo Zero, enquanto o vereador Gerson Trevisan (PSDB) propôs uma emenda modificativa ao Projeto de Lei Complementar para alterar o Código Tributário e instituir a Taxa de Turismo Sustentável (TTS).

    Há também solicitações de informações por parte dos vereadores. A vereadora Nicole Weber (PTB) requer informações sobre atividades relacionadas a uma servidora municipal. Rodrigo Rabuske (PTB) solicita informações sobre a construção de uma nova estrutura para uma parada de ônibus na Rua Assis Brasil. Serginho Moraes (PTB) requer informações sobre a abertura e fechamento do Lago Prefeito Telmo Kirst.

    Outras indicações dos vereadores incluem a troca de um poste de sustentação de rede de energia na Rua Fernando Abott, indicada pelo vereador Raul Fritsch; a limpeza de terrenos na Rua Álvaro Corrêa da Silva, requerida pela vereadora Nicole Weber; a reforma de uma parada de ônibus na Rua Roni Foster, o recolhimento de galhos de árvores próximo ao posto de saúde Farroupilha e a reforma do posto de saúde localizado na Rua Roni Foster, indicadas pelo vereador Gerson Trevisan.

    Outros pedidos incluem a implantação de uma faixa de segurança em frente à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (APOPESC), solicitada por Raul Fritsch (Republicanos); melhorias em um abrigo de parada de ônibus na Avenida Dom Alberto Etges, solicitadas por Rodrigo Rabuske (PTB); e a colocação de sinalização para permitir o acesso à Rua Leopoldo Paulo Seidl, bem como a troca de uma lâmpada na Rua Conselheiro Simões Pires, requerida por Bruno Cesar Faller (PDT).

    Outras solicitações incluem a limpeza de uma sanga na Rua Patric J. Fairon, requerida por Nicole Weber (PTB); o recolhimento de entulhos na Rua Reinoldo Schwantes e o recapeamento asfáltico da Rua João Kirst, solicitados por Francisco Carlos Smidt (PSDB); a colocação de proteção lateral em uma parada de ônibus na Rua Barão do Arroio Grande, requerida pelo professor Cléber (União Brasil); e melhorias na Estratégia Saúde da Família – ESF Menino Deus e nas ESF Alcemiro Manoel dos Santos I e II, indicadas por Leonel Garibaldi (Novo).

    Além disso, há um pedido de Rodrigo Rabuske para que a Associação Comercial e Industrial (ACI) implante um programa de moedas sociais que incentivem a reciclagem. Serginho Moraes (PTB) indica melhorias no Corredor Schuck e em um trecho da Rua São José. Alberto João Heck (PT) propõe a criação do Acervo Literário de Autores Santa-cruzenses.