Política

Governo Federal quer apresentar revisão da legislação trabalhista

Publicado em: 09 de maio de 2023 às 06:24 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 09:47
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: José Cruz/Reprodução/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Ministro do Trabalho espera que Congresso vote proposta ainda em 2023

    O Governo Federal, conforme o ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho, pretende apresentar novas propostas para revisão da atual legislação trabalhista. O projeto deve ser lançado até o final deste semestre. A expectativa é de que, já no segundo semestre, essas propostas sejam encaminhadas para votação pelo Congresso Nacional.

    As revisões, explicou o ministro, estão sendo discutidas em grupos de trabalho tripartites, com participação de governo, trabalhadores e empregadores. No próximo dia 23 de maio, por exemplo, lideranças empresariais e representantes dos trabalhadores estarão reunidos para estabelecer datas e prioridades dos grupos.

    “Nessa reunião do dia 23 é que se vai tirar as metas de quanto tempo o grupo deseja para cumprir essa tarefa de construção dos textos para submeter ao Congresso. Mas ouço lideranças empresariais e de trabalhadores dizerem que é desejável que se conclua isso no primeiro semestre”, disse Marinho. “Não é uma tarefa fácil, mas é a meta que eles estão colocando e com a qual estamos de pleno acordo”.

    Segundo ele, o governo vem tentando ser apenas intermediário nessa comissão tripartite, deixando que as propostas sejam construídas pelas partes, “é um grupo tripartite, formado por empresários, trabalhadores e sob a coordenação do governo. O propósito do governo é mais de coordenar as partes, de provocar, para que as partes construam o entendimento. É evidente que o governo tem um posicionamento, mas desejamos que as partes construam esse entendimento porque seguramente isso será melhor para a tramitação no Congresso Nacional”.