Política

Após debate sobre PL das Fake News, clima esquenta no Legislativo de Santa Cruz

Publicado em: 03 de maio de 2023 às 11:42 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 09:35
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Discussão envolve o tempo utilizado para temas nacionais

    A sessão dessa terça-feira (2) da Câmara de Vereadores de Santa Cruz foi marcada por um intenso debate sobre o projeto de lei que criminaliza a divulgação em larga escala de fake news. Depois da discussão, Henrique Hermany (Progressistas) criticou o tempo utilizado para o assunto, afirmando que os temas pautados deveriam estar mais atentos aos interesses das comunidades locais.

    Hermany argumentou que o projeto é de competência dos deputados federais. “Pelo visto em alguns debates, parece que os problemas de Santa Cruz acabaram. No dia a dia, as pessoas nos pedem questões relacionadas à saúde, obras e investimentos no município, mas o que se viu aqui hoje, por quase uma hora, foi discussão sobre a política mundial, matérias que não são da nossa competência”, destacou.

    Leonel Garibaldi (Novo), por sua vez, discordou da posição de Hermany e defendeu o direito de livre manifestação na tribuna. Nicole Weber (PTB) também se posicionou na discussão, afirmando que cada um deveria ter o direito de falar sobre as pautas que lhe são importantes.

    Eu me abstive da tua questão, Leonel, mas eu defendo inteiramente o direito de tu vires aqui falar sobre o assunto que quiser. O povo te colocou aqui. Você tem um exato número de votos que te deu essa cadeira. Se quiser falar sobre o que está acontecendo na Croácia, pode falar, porque os teus eleitores acham que isso é importante”, falou Nicole.

    Ao final do debate, Hermany ressaltou que sua opinião foi expressa dentro do espaço correto e que não tem nada pessoal contra os colegas. “Em nenhum momento, eu faltei com respeito ao vereador Leonel ou ao vereador Alberto, só externei a minha opinião. Eu não entendo o porquê quando a gente faz aqui uma posição divergente da senhora, vereadora [Nicole], você fica tão nervosa”, colocou.

    Nicole Weber voltou a falar. "Mais uma vez o senhor me chama de nervosa aqui, só para constar. Estou contando já quantas vezes isso ocorreu", expressou. Para ela, a utilização do termo se trata de uma tentativa de desqualificação.