Doutor Alex Schwengber fala sobre sintomas e a conscientização dos aspectos clínicos da doença
Apesar de ser uma doença relativamente rara, o câncer de ovário é a quinta causa mais comum de câncer em mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram registrados cerca de 313 mil novos casos de câncer de ovário em todo o mundo. Outro fator preocupante é em relação a alta taxa de mortalidade, tendo em vista que muitos diagnósticos são realizados em estágios avançados da doença.
De acordo com o cirugião oncológico, Dr. Alex Schwengber, o principal fator de preocupação é em relação ao progresso da doença de forma silenciosa. "O câncer de ovário é, muitas vezes, assintomático em seus estágios iniciais, o que torna o diagnóstico precoce difícil. No entanto, o conhecimento dos aspectos clínicos da doença, dados epidemiológicos e fatores de risco pode ajudar na prevenção e tratamento do câncer de ovário", explica.
O câncer de ovário é uma doença maligna que se desenvolve nos ovários, glândulas reprodutivas femininas responsáveis pela produção de óvulos e hormônios. Conforme explica Schwengber, os sintomas podem ser inespecíficos. "Incluem inchaço abdominal, dor abdominal, perda de peso inexplicável e alterações do trato intestinal e urinário. Infelizmente, esses sintomas podem ser confundidos com outras condições benignas, o que também dificulta o diagnóstico precoce", salienta o cirurgião.
"É por isso que é importante que as mulheres conheçam seus corpos e consultem um médico se notarem qualquer mudança significativa em sua saúde", alerta o profissional.
Infelizmente, não há uma maneira conhecida de prevenir o câncer de ovário, mas as mulheres podem tomar medidas para reduzir seu risco, como fazer exames regulares, manter um peso saudável e ter uma dieta equilibrada. O tratamento do câncer de ovário geralmente envolve cirurgia para remover o tumor e quimioterapia para matar as células cancerígenas restantes.
Alex alerta que o cancêr de ovário é uma doença grave, mas que a conscientização dos aspectos clínicos da doença e o cuidado em relação aos fatores de risco podem ajudar na prevenção e tratamento. "As mulheres devem estar cientes dos sintomas da doença e consultar um médico regularmente para detectar qualquer anomalia em seu corpo. Além disso, é importante manter um estilo de vida saudável para reduzir o risco de desenvolver câncer de ovário e outras doenças graves", finaliza.
Atendimento
Além de ser membro do serviço de oncologia do Hospital Ana Nery, o Dr. Alex Schwengber atende, em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, na Clínica Saint Gallen. No Instagram, também é possível acompanhar atualizações do Dr. Alex no perfil @schwengberalex.
Notícias relacionadas
Programa do Hospital Ana Nery oferece cuidados essenciais à comunidade do Bairro Progresso
Projeto é voltado para crianças, adolescentes, gestantes e puérperas
Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino oferece cuidado gratuito à saúde feminina em Santa Cruz
Exames de pré-câncer são realizados no Consultório Móvel do Hospital Ana Nery
Sinimbu comemora 33 anos com a 1ª Feira Cultural
Programação vai de quinta-feira (7) até este domingo (10), com entrada gratuita em todas as atividades, confira
O som que move a DB Tecnologia Acústica faz sucesso pela América Latina
Mais do que fabricar caixas de som, a empresa de Vera Cruz é especialista em criar soluções em áudio de alta qualidade. Bons exemplos não faltam, confira