Geral

Vera Cruz aguarda protocolo de licença ambiental para iniciar os trabalhos na barragem de Dona Josefa

Publicado em: 24 de abril de 2023 às 09:55 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:41
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida/Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Viabilização desta obra era uma das prioridades do prefeito Gilson Becker

    O início da construção da barragem de Vera Cruz, na localidade de Dona Josefa, aguarda trâmites burocráticos para acontecer. O projeto executivo e a licença ambiental já foram entregues e aguardam a liberação do Departamento de Meio Ambiente (Dema).  

    "A solicitação de licença ambiental foi protocolada e estamos aguardando apenas essa liberação para podermos iniciar os trabalhos", explicou o prefeito Gilson Becker. A viabilização da barragem era uma das prioridades do governo de Gilson. Nos últimos anos, a Capital das Gincanas sofre com as consequências da estiagem, tanto no interior quanto no perímetro urbano. 

    Leia mais: Barragem de Vera Cruz será construída em área de 16 hectares

    Em julho de 2021, o projeto da barragem foi iniciado pelo engenheiro Luiz Carlos Klüsener, de Santa Maria, com o objetivo de garantir o abastecimento da população. Outro fator importante e que reforça a necessidade da barragem é o crescimento populacional intenso que a Capital das Gincanas teve nos últimos anos, resultando em maior consumo de água. 

    Com a barragem, que ficará em uma área de 16 hectares, será possível armazenar 300 mil metros cúbicos de volume de água. Seguindo o consumo atual de água pela população, suportaria 60 dias de seca, tendo em vista que, atualmente, são consumidos 5,4 mil metros cúbicos captados do Arroio Andréas, responsável pelo abastecimento de água de grande parte da população vera-cruzense.