Geral

Evento em Santa Cruz vai abordar estudos sobre trabalhos análogos à escravidão

Publicado em: 20 de abril de 2023 às 10:30 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:34
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Encontro será aberto à comunidade e terá quatro painelistas

    Dia 4 de maio, às 19h, no Auditório da Faculdade Dom Alberto, ocorrerá o painel intitulados “Trabalho Análogo à Escravidão: História e Atualidade”. O evento é aberto à comunidade.

    Painelistas farão exposições a partir de seus estudos e atuações profissionais. A promoção envolve o Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-Afro) e a Faculdade Dom Alberto, contando com diversos apoios. Mais informações em facebook.com/gtafro

    A questão do trabalho análogo à escravidão está na pauta do dia. Nos últimos meses, aqui no Rio Grande do Sul, trabalhadores foram localizados em situações precárias, implicando a intervenção de órgãos públicos da área trabalhista. Passados 135 anos da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio, abolindo oficialmente a escravidão do Brasil, temos uma recorrência preocupante da exploração da mão de obra, ultrapassando flagrantemente limites legais e de tratamento humano.

    O painel busca lançar entendimentos, refletindo sobre a escravidão na história do Brasil e a situação atual em relação à exploração do trabalho. 

    Painelistas e temas específicos

    • Mateus Skolaude, “Dimensões do trabalho: Perspectivas entre raça e classe”. – Com pós-doutorado em Educação, é doutor em História, com extensão em Portugal, e mestre em Desenvolvimento Regional. Professor universitário e no ensino médio, autor de obras sobre questões raciais no Brasil.
    • Sara Paes, “A imagem da mulher negra no período da escravidão”. – Licenciada em Geografia, é mestranda em Educação, bolsista PROSUC/CAPES II (Ministério da Educação), no grupo de pesquisa sobre Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos.
    • Mateus Silveira, “Direitos Humanos, as novas relações de trabalho no Brasil e a atualização do trabalho análogo ao escravo”. – Advogado, professor universitário, palestrante e consultor jurídico, é especialista em Processo Constitucional, Direito Internacional e mestre em Direitos Humanos.
    • Márcio Dutra da Costa, “O Ministério Público do Trabalho na Erradicação ao Trabalho Análogo ao de Escravo”. – Doutor em Direito, é procurador do trabalho e coordenador substituto da Procuradoria Municipal do Trabalho de Santa Cruz do Sul.