São mais de dez comunidades abrangidas pelas atividades
De autoria do vereador Professor Cleber Pereira (União Brasil), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou projeto de lei que declara de utilidade pública a Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc).
Cleber destaca que a entidade, atualmente, é uma das mais ativas no fomento do futebol amador, além de servir como entidade de manutenção cultural e de formação de novas lideranças no interior do nosso município. "São mais de dez comunidades abrangidas pelas atividades da Lifasc, não apenas no campo esportivo, mas também cultural e de integração, buscando manter vivas as ações integradas com diversas entidades, como por exemplo, a Oktoberfest", justificou. A matéria segue agora para a sanção da prefeita Helena Hermany.
Apresentação
O futebol amador de Santa Cruz do Sul sempre teve grande tradição entre as comunidades do interior do município de Santa Cruz do Sul (RS) e na região do Vale do Rio Pardo. Os primeiros clubes remontam à década de 50, quando eram disputadas partidas amistosas entre times de localidades próximas. Posteriormente, nos anos 60 e 70, foram criadas ligas para a realização de competições.
Mas a organização mais efetiva do futebol amador no município deu-se no início da década de 80, com a criação do Departamento Cinturão Verde de Futebol Menor e posteriormente, outras ligas que, geograficamente, representavam a divisão geopolítica de Santa Cruz do Sul, como Monte Alverne, Sinimbu, Serrano, Plums, Citadino, entre outros. Essas entidades sucederam o Campeonato Interligas (CIL), primeira organização do futebol amador que se efetivou no município.
Mais tarde, veio a organização de uma competição municipal para integrar todos os campeões desses departamentos. O auge da Liga Santa-cruzense de Futebol prevaleceu até o início dos anos 2000 quando, por força de uma estrutura que se tornou grande e obsoleta para os clubes, houve a necessidade de inovar e buscar uma alternativa para inserir novamente os atletas oriundos das comunidades em suas equipes locais.
Nesse contexto, surgiu em 2000 a Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul – LIFASC, fruto de uma reorganização dos clubes. A fundação ocorreu em 19 de abril de 2001. Sob a bandeira da recuperação dos jogadores ditos da casa e, especialmente, na atração dos torcedores das comunidades envolvidas, a LIFASC iniciou seu campeonato no segundo semestre de 2001.
A Liga teve como fundadores os seguintes clubes: SER Pinheiral, EC Rio Pardinho, SBCE Linha Santa Cruz, EC Boa Vista, EC Avante, EC Juventude Cerro Alegre, EC João Alves, EC Linha Nova, EC São José (Monte Alverne), EC Aliança (Linha Santa Cruz), União (Quarta Linha Nova), São José (Rincão do Sobrado), Guarani (São Martinho), Juventude (Linha Seival) e EC Sete de Setembro.
Ao longo dos anos, a Liga manteve a disputa do campeonato de futebol de campo (titulares e aspirantes), mas os dirigentes observaram que faltavam mais atividades para as comunidades do interior. Assim, o que iniciou com a disputa do Campeonato de Titulares e Aspirantes no futebol de campo, se incrementou e atualmente a LIFASC é promotora de outras competições, como o futebol Sub-18, futsal, vôlei, canastra, kart, entre outras.
Notícias relacionadas
Morre o apresentador e jornalista Léo Batista
Voz marcante da televisão brasileira faleceu neste domingo
Promiea destinará R$600 mil para entidades esportivas de Venâncio Aires
Iniciativa recebeu novamente aumento de recursos
Vera-cruzense conquista ouro na categoria sub-13 da Copa Osório de Judô
Competição reuniu mais de 450 atletas de todo o Rio Grande do Sul
Vera Cruz sedia etapa de Velocross neste fim de semana
A expectativa é atrair mais de 250 participantes de diversos municípios gaúchos com motos nacionais e importadas, Junior/65 cilindradas e 55 cilindradas